Estética

4 cuidados especiais que você deve ter com seus pés

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

05.29 cuidados com os pés 2

São eles que te sustentam o dia inteiro e permitem que você vá para diversos lugares, portanto é bom cuidar dos seus pés para que eles estejam sempre bonitos e saudáveis.

Escolhendo o melhor tipo de sapato

Um primeiro cuidado é prestar atenção aos sapatos que você usa. Sapatos de salto alto e de bico fino são os piores possíveis para a saúde dos seus pés. Os saltos altos fazem com ele se desgaste de uma forma que não está habituado, mas os saltos plataforma são um pouco menos agressivos, portanto se quiser usar saltos, opte por esses modelos.

Os sapatos de bico fino são o que muitas vezes dão origem as famosas joanetes que causam grande desconforto e muitas vezes só são curadas com intervenção cirúrgica. Portanto escolha sapatos com bico mais largo sempre que puder para manter seus pés saudáveis.

Procure usar sapatos confortáveis, com solado macio, sem costuras internas e que permita a ventilação do seu pé. Depois de tirar os sapatos deixe-os tomando ar por algum tempo e limpe-os com frequência. As meias também devem estar sempre limpas.

Hidratação dos pés

É importante sempre hidratar os seus pés com cremes hidratantes e há inclusive alguns tipo específicos para os pés. Com a hidratação diária você vai mantê-los fresquinhos e com uma boa aparência.

Além disso, aproveite o momento da hidratação para massagear os pés e ativar a sensibilidade deles.

05.29 cuidados com os pés

Ativando a circulação

Como estão na parte mais inferior do seu corpo, às vezes os pés podem ficar inchados por causa da falta de circulação, mas algumas coisinhas simples podem melhorar a circulação nos pés.

Quando chegar em casa no fim do dia, procure deitar com as pernas para cima. O ideal é que você deite e apoie os pés na parede, mas se eles estiverem sobre uma almofada já é suficiente para auxiliar a circulação. E mantenha-os aquecidos porque o frio dificulta a circulação. Para isso use meias de lá ou cobertor.

Outra coisa são as massagens que ativam a circulação no corpo todo e nos pés não poderia ser diferente, portanto procure sempre massagear seus pés sempre que puder e também movimentá-los para que não fiquem sempre na mesma posição. Quando notar que eles estão parados por muito tempo, mexa-os um pouco para ativar a circulação dos pés.

Unhas dos pés

Mantenha as unhas sempre aparadas e limpas para evitar infecções e desenvolvimento de bactérias. A dica é cortar as unhas após o banho uma vez por mês e depois lixá-las para manter o comprimento adequado.Procure cortá-las em linha reta, sem tirar os cantos para evitar unhas encravadas e também evite retirar a cutícula porque elas são a proteção da unha.

Caso você perceba algum problema com alguma de suas unhas do pé não hesite em procurar uma pedicure que provavelmente lhe indicará um tratamento adequado para o problema. Se o problema for mais grave, ela pode lhe encaminhar a um dermatologista.