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Nutrição

Café da manhã saudável: 6 cardápios simples e fáceis

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

A primeira refeição do dia é muito exaltada por sua importância, mas, ainda assim, ter um café da manhã saudável não é rotina para muitas pessoas. Conforme médicos e nutricionistas, esse é um momento que cumpre papel importantíssimo para a saúde do corpo e da mente, que precisam dos nutrientes para trabalharem corretamente.

 

Como se não bastasse tudo isso, pesquisas mostram que quem come frutas, cereais e proteína magra pela manhã tem menos chances de engordar e ter diabetes. Então, que tal abandonar o café com coxinha ou jejum logo cedo?

 

Alimentos de um café da manhã saudável

Café da manhã saudável é aquele que deixa a pessoa disposta, feliz e cheia de energia. Isso quer dizer que o desjejum não é apenas uma xícara de café, um copo de leite com chocolate ou um pedaço de bolo. A primeira refeição do dia precisa oferecer três elementos: fibra, baixo teor de gordura e proteína magra.

 

Uma pesquisa feita com quatro mil mulheres norte-americanas mostrou que quem tem o hábito de tomar um café da manhã saudável consegue manter o metabolismo acelerado e queimar mais calorias. Quem inclui fibras no cardápio, como cereal, granola ou aveia, queima até 10% mais calorias. Então, que tal aprender como balancear o seu cardápio para começar bem o dia?

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Consumir fibras e proteínas no café da manhã pode ajudar a manter a saúde corporal. Fotos: iStock, Getty Images

Cardápios simples para um café da manhã saudável

Não pense que o café da manhã é aquele cheio de alimentos sofisticados e que você perde tempo para fazer. Na verdade, o preparo é simples e exige mais disposição do que qualquer outra coisa. Confira seis cardápios fáceis de fazer para você não ter desculpa para não comer – e comer bem – antes de sair para o trabalho.

 

1. Cardápio 1


Torrada com duas fatias de pão integral, uma fatia de queijo minas e presunto magro, um copo de suco de mamão sem açúcar.

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2. Cardápio 2


Uma tigela de cereais com uma fruta de sua preferência e leite semidesnatado por cima.

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3. Cardápio 3


Um ovo mexido feito sem óleo, uma fatia de pão integral e chá verde quente ou frio.

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4. Cardápio 4

 

Meio mamão papaia com granola, um copo de leite desnatado e uma torrada simples de pão integral.

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5. Cardápio 5


Uma banana amassada com aveia e um copo de iogurte.

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6. Cardápio 6


Uma tigela de frutas picadas com aveia e mel e um copo de iogurte ou água de coco.

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Tenha o café da manhã como um hábito

O café da manhã, às vezes, é negligenciado pelas pessoas por conta da correria do dia a dia. Um estudo publicado em 2013 na revista Circulation mostrou que pular essa refeição, além de deixar o corpo sem taxas nutricionais adequadas, pode aumentar em 27% as chances de ataque cardíaco.

 

O café da manhã saudável não deve ser seguido apenas para manter o corpo em forma. Ele deve ser considerado como uma fonte de vitalidade e que garante ao organismo ter bons níveis de gordura e de açúcar no sangue, pressão arterial regulada, bom humor, unhas fortes e cabelos sedosos.

 

A alimentação é a base para uma vida saudável, por isso não descuide dela. De vez em quando, um pedaço de bolo de chocolate de manhã não faz mal, mas não todos os dias. Que tal começar a cuidar da sua saúde logo ao acordar?

 

 

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