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Exercícios

Quer afinar a cintura? Descubra 6 exercícios que podem ajudar

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

No universo feminino, afinar a cintura é objeto de desejo. Afinal, que mulher não quer um corpo esculpido e uma cinturinha fina de causar inveja? Apesar de parecer difícil, existem exercícios específicos que ajudam a modelar essa região do corpo.

 

Afinar a cintura não é só questão de estética

Claro que a busca por afinar a cintura muitas vezes, tem o foco na estética corporal. As pessoas malham, fazem dietas e querem ver o resultado de um corpo esculpido. Mas será que isso só faz bem para a relação que temos com o espelho?

afinar a cintura

União de alimentação balanceada com exercícios físicos pode ajudar na definição abdominal. Foto: Shutterstock

Além da questão estética, manter a cintura fina também é questão de saúde. O Circulation, jornal da Sociedade Americana do Coração, realizou recentemente um levantamento com 892 mulheres (de idades entre 45 e 79 anos), com problemas cardíacos.

Os cientistas concluíram que mulheres com gordura excessiva na região da cintura têm 91% a mais de chances de desenvolver doenças coronarianas.

Veja como afinar a cintura

O primeiro passo para afinar a cintura é praticar um exercício aeróbico. Afinal, para garantir um abdômen sequinho, é necessário eliminar primeiro as gorduras extras. Para isso, aposte em atividades como caminhada, corrida, natação ou bicicleta.

Aliando uma atividade física, alimentação saudável e algumas práticas específicas, a tão sonhada cintura fina pode ser conquistada.

1. Abdominais

Eles exigem esforço, mas são cruciais para secar a região do abdômen. Além disso, podem ser feitos em qualquer lugar e de maneiras diversas.

Deite-se no chão, apóie uma perna no joelho e levante o corpo em direção ao lado contrário da perna dobrada. Inicialmente, faça três séries de 10 repetições para cada lado.

2. Muay Thai

Cada vez mais mulheres estão praticando modalidades de luta para definir o corpo. Isso porque os golpes não só ajudam a trabalhar a musculatura, como também gastam muitas calorias. Em uma aula, é possível eliminar cerca de 800 calorias.

Você pode praticar a modalidade em uma academia, mas alguns exercícios podem ser feitos em casa. É o caso da joelhada: coloque uma perna na frente da outra, suba uma perna e leve o braço contrário de encontro a ela.

3. Pilates

Essa modalidade trabalha a musculatura profunda. Por isso, é uma excelente aliada para quem quer afinar a cintura. Muitos exercícios de Pilates trabalham o abdômen e outros músculos simultaneamente.

O Pilates pode ser praticado em clínicas especializadas, mas muitos excercícios também são adaptáveis ao dia a dia. Por exemplo, a vela: deite-se de costas no chão e tente elevar o tronco, o braço e as pernas esticadas simultaneamente em direção ao teto, formando um “V”. Inspire nessa posição e solte o ar, voltando ao solo.

4. Bambolê

Embora seja conhecido como um brinquedo infantil, o bambolê é um excelente acessório para se trabalhar a região da cintura.

Usar o bambolê é simples. Basta colocá-lo ao redor da cintura e rebolar – claro, tentando não deixá-lo cair.

5. Rolamento

Esse exercício de Pilates é ótimo para fortalecer os músculos dorsais e tonificar a região abdominal.

Deite-se no chão com as pernas esticadas e os braços acima da cabeça. Inspire à medida em que estende os braços em direção ao teto, e gradativamente role a parte superior de seu corpo para fora do chão, terminando com os braços apontados para a frente. Role lentamente à posição inicial. Repita dez vezes.

6. Prancha Horizontal

Típica nas academias e treinos funcionais, a prancha horizontal é ótima para afinar a cintura.

Deite-se em um tapete para o lado direito. Descanse em cima de seu braço direito e estique suas pernas, mantendo o pé direito sobre o esquerdo. Nessa posição, erga a pélvis para longe do chão. Jogue seu peso no braço direito e nos pés. Mantenha a posição por 15 segundos.

 

 

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