[the_ad_group id="16403"]
Especialidades

A importância do sono para adolescentes

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

sono e depre_37774b091e31a232bec66dd8931a0c6d

O sono é uma função biológica fundamental em nossas vidas. Vários estudos já demonstraram sua grande importância, mas ele é ainda mais indispensável para os adolescentes. Veja por quê.

Para os adolescentes, uma boa noite de sono é ainda mais importante, pois é durante o sono que o organismo produz alguns hormônios. Entre eles, o mais importante para os adolescentes é o do crescimento, o GH, secretado no primeiro terço da noite tanto nas crianças quanto nos adultos. O GH é essencial para o crescimento dos ossos e músculos. Então, a antiga lenda que a criança cresce enquanto dorme já é um fato comprovado!

crescimento-saudavel2

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, dos Estados Unidos, constataram por meio de sensores que os ossos de carneiros recém-nascidos, medidos a cada 167 segundos, por cerca de três semanas, cresceram pelo menos 90% no período de descanso dos animais. Os especialistas acreditam que o mesmo acontece com as crianças e adolescentes. As conclusões do trabalho foram publicadas no Journal of Pediatric Orthopedics.

Além disso, o sono é ótimo para a memória. A acumulação de várias informações que o cérebro recebeu durante o dia serão processadas ​​durante o sono, de modo que, se você tem uma boa noite de sono, o cérebro pode armazenar mais dados.

Foi comprovado cientificamente que o adolescente passa por alterações hormonais que fazem com que o seu ciclo de sono fique alterado. Assim, é comum o adolescente sentir sono durante o período da manhã e tornar-se alerta a partir do meio da tarde.

adolescente-dormindo-na-aula

A importância do sono nos estudos dos adolescentes

A falta de sono é encontrada cada vez mais na sociedade moderna, entre outros, devido à evolução tecnológica muitos adolescentes vão para a cama muito tarde para navegar na net, chat e muito mais … E, obviamente eles devem dormir cedo para que tenham um bom rendimento na escola.

Sabemos que a falta de sono é muito desagradável para todos, mas especialmente para os adolescentes. Isto tem consequências para a saúde física e mental. Falta de sono pode causar deficiência mental, como a depressão. É importante que os adolescentes durmam o suficiente entre oito a dez horas de sono por noite.

timthumb

Além disso, os adolescentes que tem insônia terão um alto risco de hipertensão em comparação com os outros. O sono deve ser de boa qualidade e de quantidade. A falta de sono e fadiga também pode causar várias alterações do comportamento. Pode levar a alterações de humor e uma sensibilidade maior. Estes efeitos são ainda maiores em relação a dificuldade de se relacionar e de se concentrar nas coisas. Enfim, um adolescente que tem não dorme bem terá dificuldades para administrar o estresse e transtornos que podem acontecer.

Fica a dica para a garotada, dormir faz muito bem! 🙂

Fonte: Femini mix e Viva Saúde


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]