Filhos

Como aliviar o incômodo dos primeiros dentes do bebê

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

primeiros dentes

Para a criança e os pais, o nascimento dos primeiros dentes pode ser doloroso. O aparecimento de dentes, que pode estender-se por dois anos (com idades entre seis meses a três anos, normalmente) é a causa de algum desconforto para a criança. Não é fácil para você saber que seu bebê está sofrendo sem saber o que fazer para aliviar! Nem sempre é fácil saber o que seu filho está se sentindo desconfortável, especialmente se ele não é velho o suficiente para falar! Então como podemos ajudá-los a aliviar o desconforto?

 

Fique atento aos sinais da dentição

primeiros dentes bebe

A primeira dentição costuma ocorrer em torno da idade de seis meses, mas alguns bebês têm dentes mais cedo, enquanto outros não tem antes da idade de um ano. São acompanhados por uma série de sintomas:

– Humor: um bebê cujos dentes estão prestes a nascer, fica mais irritável do que o habitual. Ele pode chorar mais vezes e ficar mal-humorado.

– Noites: Alguns bebês que antes dormiam a noite toda, por algum tempo podem ter um sono perturbado quando os dentes aparecem.

– Sintomas físicos: dor, inflamação da gengiva, vermelhidão do rosto e bochechas, necessidade de esfregar, morder, chupar as gengivas, perda de apetite, esfregação da orelha, febre baixa.

– Outros problemas: Muitas vezes, a dentição é acompanhada por uma ligeira febre, bochechas coradas, bem como o aumento da produção de saliva. Suas fezes são mais moles do que o habitual. Estes sintomas não são causados ​​pela dentição. Além disso, não é incomum para a dentição coincidir com o aparecimento de pequenas doenças como resfriados, pois a criança é mais vulnerável durante esses períodos

 

Dicas para aliviar a dor

Infant with teething toy

– Mordedor: Recomenda-se um anel de dentição que possa ser colocado na geladeira. O fato de mastigar o objeto frio, alivia as dores.

– Toalha: uma toalha embebida em água fria pode ter um efeito similar.

– Massagem: você pode tentar massagear suavemente com dedo a área dolorosa.

– Homeopatia e naturopatia: alguns remédios homeopáticos (como a camomila) pode proporcionar alívio.

– Alimentos: escolha alimentos que tenham a textura fria e suave durante este período e, principalmente, tenha um carinho extra com o seu bebê nesse período.

– Medicamentos: As dores podem ser aliviadas com um analgésico leve como o paracetamol para bebês. No entanto é desaconselhável utilizar um medicamento sem a autorização do seu médico.

A fase da dentição é complicada e é preciso ter muita calma nessa hora. Não faça nada para ajudar os dentes a nascerem ou qualquer método que possa ser prejudicial ao bebê.

 

Fonte: Canal Vie