Primeiros Socorros > Saúde

Como curar o sangramento nasal

Por Redação Doutíssima 03/03/2014

sangramento nasal

Os vasos sanguíneos presentes no nariz são recobertos por uma fina membrana, sendo assim, mais sucetíveis a rupturas. Por sorte, cerca de 95% dos sangramentos nasais são controláveis sem intervenção cirúrgica. Existem diversas causas para o sangramento nasal, como o ressecamento da membrana por causa do tempo frio e seco, uma simples corrente de ar que respiramos, ou um espirro. Qualquer alteração brusca de temperatura pode facilitar o sangramento nasal, assim como gripes, resfriados, sinusite e rinite. Nas crianças, uma causa frequente de sangramento nasal é porque eles costumam colocar o dedo no nariz e acabam por ferí-lo. Nos idosos, devido à fragilidade dos vasos sanguíneos, os sangramentos nasais são mais frequentes. Outro grupo que apresenta sangramentos nasais com mais frequência são os indivíduos com problemas de coagulação.

 

Como tratar?

– Quando o tempo estiver frio e seco, faça lavagens nasais frequentes com soro fisiológico. Isso evita o ressecamento da mucosa. Beba também bastante água.

– Utilize vaselina líquida tópica  em cada narina para proteger a mucosa e hidratá-la.

E quando seu nariz sangrar, mantenha a calma. Comprima o nariz por 2 a 3 minutos e abaixe a cabeça para não engolir sangue. Coloque compressas frias no rosto. Se o sangramento persistir, procure um médico para avaliar a gravidade do problema. Pode ser preciso uma cauterização do vaso para que ele pare de sangrar. A cauterização é um processo simples e indolor, sendo feito no próprio consultório médico

sangramento nasall

E como prevenir?

Mantenha a mucosa do nariz sempre bem hidratada. Não cutuque o nariz com muita força e caso tenha alguma “caquinha” ressecada que seja difícil de remover, faça lavagens nasais com soro fisiológico para que amoleçam e não machuquem a narina. As lavagens também são ótimas para hidratar a mucose e podem ser feitas várias vezes ao dia. Não tem efeito colateral e nem contra-indicações. Cuide-se nesse inverno!

 

Fonte: Clinica Francini Padua