Beleza > Maquiagem

Como escolher o tom de corretivo certo para sua pele

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

Ana Lima/UOL

O corretivo é um dos principais produtos da maquiagem que as mulheres levam no necessaire. O motivo? Ele é um grande aliado para disfarçar as imperfeições como olheiras, manchas e cicatrizes ou ainda “defeitinhos” do momento, como um olhar cansado, marcas de estresse ou uma espinha que surge de repente. No entanto, para fazer do corretivo uma eficiente ferramenta de disfarces, é preciso escolher o tom e a textura corretos, de acordo com o resultado pretendido. Confira.

“A cor ideal é aquela que é mais próxima ao tom da pele. Quanto mais semelhante à tonalidade da cútis, mais natural”, diz o maquiador Augusto Sargo, da marca francesa Chanel no Brasil.

A maquiadora Graziela Magliano, do Salão Galeria, em São Paulo, concorda com uma ressalva. “O canto externo inferior dos olhos e a área da base da sobrancelha, na pálpebra superior, devem ser corrigidos com um corretivo um tom mais claro que a cor original da tez. Esse truque ilumina o olhar”, explica. “Mas atenção: uma mulher que já possui rugas de expressão deve dispensar essa dica, caso contrário corre o risco de evidenciar os sinais da idade”, afirma a maquiadora.

Para não errar o tom na hora de comprar, uma boa dica é aplicar uma gota entre as sobrancelhas (área onde a luz bate diretamente), espalhar bem e observar. “O produto tem que proporcionar uma cobertura uniforme, sem parecer que está ali e sem destoar da cor da cútis”, ensina Graziela.

corretivo-certo-imperfeicoes-32823

Quanto à textura ideal, são vários os fatores que pesam:

Os cremosos são indicados para as peles oleosas, pois a maioria contém substâncias hidratantes e assim melhoram o conforto e a sensação física do cosmético no rosto.

Os líquidos são perfeitos para as peles mais maduras, que já apresentam linhas médias, ou seja, não tão leves, mas também não muito profundas. “Por conterem mais água, têm uma boa cobertura, deixando um efeito natural, principalmente para essa fase da vida em que os sinais começam a ficar mais pronunciados”, diz Graziela.

As peles mais secas podem ser corrigidas apenas com os líquidos ou cremosos. “Eles contêm propriedades emolientes. Inclusive, esse tipo de cútis deve evitar o bastão para não correr o risco de craquelar”, avisa André Sartori, maquiador oficial da Revlon no Brasil.

Os corretivos em bastão, também chamados de iluminadores, são indicados para as peles mais lisas e firmes, sem marcas de expressão. Eles cobrem totalmente sinais como acne e olheiras leves, típicas das meninas mais novas.

“Já os produtos em forma de lápis são ideais para espinhas, feridinhas e manchas pequenas, pois são bem objetivos na hora de aplicar e cobrem apenas a região necessária, que nesses casos normalmente são áreas minúsculas”, afirma Graziela, que faz um alerta: ao tentar disfarçar  pontos específicos é preciso cuidar para não exagerar, se não acontece o oposto e o defeito se torna mais visível.

Veja o antes e depois. Que diferença!

Ana Lima/UOL

Correção em cores

Ainda pouco usados entre quem não domina completamente os pincéis, os corretivos em cores, disponíveis em diversas marcas, servem para cobrir imperfeições mais complicadas como hematoma e cicatrizes. Para fazer uso deles, é bom consultar um profissional, pois é fácil cometer erros na escolha da cor ideal. Veja abaixo os efeitos e indicações de cada tom:

  • Alaranjado: Cobre olheiras intensas como as arroxeadas e azuladas.
  • Verde: Camufla acne inflamada (espinhas vermelhas), manchas de sol e rosácea (vermelhidão e rubor que aparece principalmente nas bochechas).
  • Vermelho: Cobre manchinhas brancas como as senis (pontos brancos mínimos) ou melasmas claros (manchas mais claras do que o tom de pele).
  • Lilás: Disfarça manchas alaranjadas como as de excesso de sol.
  • Amarelo: Camufla olheiras arroxeadas e avermelhadas.

Preparada para arrasar? 🙂

Fonte: Estilo Uol

Leia também:

Como esconder espinhas com maquiagem

Sua dieta pode causar acne

Como esconder a cara de sono com maquiagem