Relacionamento

Veja dicas que ajudam a ter um casamento feliz e duradouro

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

Casamento é a união entre duas pessoas que querem dividir a vida, as contas, a casa e que buscam a companhia um do outro para compartilhar a felicidade e desabafar as tristezas. Com ou sem cerimônia religiosa, independente de preferência sexual, com ou sem filhos, as opções para o relacionamento são muitas.

 

Uma das maiores preocupações é manter uma relação estável, feliz e duradoura e como garantir essa segurança do momento da decisão do casamento até o fim da vida. Afinal, escolher alguém para compartilhar os próximos 50 ou 60 anos não é tarefa fácil.

casamento

Para o relacionamento entre os cônjuges dar certo, não há uma fórmula mágica. Foto: iStock, Getty Images

 

Casamento no Brasil

Em 2013, os cartórios registraram 1,1 milhão de uniões. Fora essas, ainda há os casais que moram juntos e que não possuem documentação de união estável. O total naquele ano foi 1,1% maior do que 2012.

Já os divórcios tiveram queda. Foram 324,9 mil separações concedidas pelo judicial em 2013, quase 5% a menos do que no ano anterior.

Dicas para um casamento de sucesso

A fórmula parece simples: duas pessoas que se gostam e desejam ficar juntas se alegram com a companhia um do outro. Mas os interesses, as preferências e as circunstâncias mudam muito ao longo da vida, podendo colocar em jogo um relacionamento.

Uma sugestão é casar-se com alguém que seja seu melhor amigo ou amiga. Uma pesquisa do National Bureau of Economic Research, dos Estados Unidos, indica que ter como companheiro alguém tão próximo deixa os casais mais satisfeitos com a vida.

Outra informação desse mesmo estudo é que pessoas casadas tendem a ser mais saudáveis, sociáveis e felizes de maneira geral. A pergunta que fica sem resposta é se realmente o casamento deixa as pessoas mais realizadas ou se quem é mais feliz tem maior probabilidade de casar.

Outro estudo avaliou a satisfação de cada um dos envolvidos quanto ao relacionamento e a si mesmo. Desenvolvida pelas universidades de Rutger e Michigan, a pesquisa revelou que quanto mais feliz a esposa está com o relacionamento de longo prazo, mais satisfeito o marido fica com a vida como um todo, não necessariamente só com o relacionamento.

Ainda há mais ciência por trás do casamento, dessa vez envolvendo filhos. Segundo o American Enterprise Institute e o Institute for Family Studies, jovens que crescem em lares com ambos os pais têm melhor aproveitamento da educação que recebem, costumam ter salários maiores e têm maior tendência a se casarem.

Isso está interligado de outra forma também. Pessoas casadas tendem a ganhar mais no mercado de trabalho. Adiciona-se a essa fórmula a educação bem aproveitada e o salário fica um pouquinho maior.

Enquanto as pesquisas e estudos se baseiam em dados para padronizar e chegar a um conclusão do que faz ou não um casamento dar certo, não é difícil entender que não existe fórmula mágica.

O que é fato é que respeito e compreensão fazem parte de um relacionamento feliz. Alinhar as expectativas, compartilhar os sonhos realizados, manter intimidade, testar coisas novas juntos e ser gentil e afetuoso são pequenos esforços do dia a dia com muito potencial positivo para o casal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!