Medicamentos > Saúde

Use sabonetes antibactericidas com sabedoria

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

Person Washing Hands with Soap in Washbasin

Todos os dias os meios de comunicação estão recheados de propagandas de sabonetes antibactericidas. Eles prometem eliminar 99,9% das bactérias das mãos e do corpo, e são indicados inclusive para as crianças. Mas não é bem assim. Segundo o Proteste, a maioria dos produtos não faz o que promete – alguns não eliminaram nenhuma das quatro bactérias escolhidas para o teste, entre elas a Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas.

Para fazer o teste, os pesquisadores isolaram as bactérias em uma placa de petri e adicionaram os sabonetes antibactericidas. Depois de cinco minutos foram constatados os resultados, entre diminuir ou totalmente eliminar as bactérias. Dos 12 sabonetes estudados, apenas três eliminaram três das quatro bactérias escolhidas.

Para os médicos, mesmo se funcionassem, os sabonetes antibactericidas seriam prejudiciais para a saúde. Segundo eles, os sabonetes especiais só são necessários para ambientes hospitalares ou em pacientes que sofrem de alguma infecção na pele. Pessoas comuns só deveriam utilizar sabonete comum, que é suficiente para eliminar bactérias – até o suor humano contém antibactericidas. Alguns sabonetes tem, inclusive, ingredientes em suas fórmulas que podem causar alergias

sabonetes-artesanais-e-naturais-2

Os especiais podem ressecar a pele em demasia, criando pequenas fissuras que serviriam como porta de entrada para as bactérias temidas, além de eliminar até as bactérias consideradas boas. O conselho dos médicos é lavar as mãos com sabonete comum e, se necessário, aplicar álcool em gel, que age apenas na superfície da pele, preservando a fauna bacteriana saudável. Aplicar sabonete antibactericida no corpo inteiro também pode ser prejudicial – se vai utilizá-lo, restrinja às mãos e não use muitas vezes por dia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vai na contramão dos médicos e aconselha o uso dos sabonetes antibacterianos sempre que for identificado risco de contaminação da pele. Isso inclui regiões com saneamento básico e tratamento de lixo quase inexistentes, indústrias de medicamentos, restaurantes, hospitais e consultórios e após o uso dos sanitários.

Fontes: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Uol