Especialidades

Aprenda como respeitar o sono e ganhe disposição

Por Redação Doutíssima 30/05/2013

disposição

 

A rotina do dia-a-dia acaba nos deixando com falta de ânimo, e as vezes não sabemos como encontrar a famosa disposição para realizarmos tanto as atividades de rotina ou de lazer.

O grande detalhe para ter a disposição além de uma boa alimentação é dormir bem, pois o sono permite justamente a oportunidade de limpeza. Por isso, há a necessidade de conscientização a respeito de sua importância. O sono é a chave da vida, da disposição, da energia e do bom humor.

Fuja das noites mal dormidas

disposição2

Respeite seu corpo no sono que relaxa, solta, predispõe, organiza os hormônios, elimina os excessos, recompõe todas as células do nosso organismo, liberta o inconsciente para o encontro com a energia universal. Sono sem barulho, sem interrupções, sem telefone, com cama apropriada (de preferência com magnetismo e infra-vermelho longo adaptado ao seu colchão), lençóis de algodão, paz, silêncio e tranqüilidade.

O sono é o elemento mais importante para todas as pessoas em qualquer atividade profissional, porque é vida. Quem se envolve sadiamente com uma atividade física sistemática, tem a obrigação ainda maior de ter um sono mais profundo, mais reparador e de maior duração. É incongruente desperdiçar todo um maravilhoso trabalho feito com o corpo não dormindo o suficiente em qualidade e quantidade. Porém, de modo geral, as pessoas não dão o devido valor ao sono. Muitas chegam a achar que é perda de tempo.

Cada um de nós tem uma necessidade específica de sono, mas para quase todos essa necessidade costuma girar em torno de oito horas. Uma boa noite de sono rejuvenesce. Nas crianças e nos adolescentes, é na fase do sono profundo que é produzido o hormônio de crescimento (GH). Especialistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, demonstraram que a carência desse hormônio facilita o acúmulo de gordura, deixa os músculos flácidos, ossos fracos e o corpo sem disposição. Estima-se que 45 milhões de brasileiros tenham problemas para pegar no sono. De cada dez pessoas, sete dormem mal ou fazem queixas.

Aprendendo à respeitar o sono ganhando disposição

1 – Consuma alimentos leves a noite – procure se alimentar, no mínimo, 3 horas antes de descansar;
2 – Evite ingerir muito líquido após as 20hs, pois não terá a necessidade de acordar no meio da noite para ir ao banheiro;
3 – Evite conversar sobre problemas antes de descansar, pois na maioria das vezes, o mesmo é o maior caso de insonia. Pense que se não conseguir descansar, o seu cérebro no dia seguinte não terá a capacidade de focar na solução no dia seguinte;
4 – Evite levar imagens negativas para o sono;
5 – Evite exagerar em exercícios físicos poucas horas antes de dormir; pois a atividade física libera energia, e em algumas pessoas tendem a ficar agitada, impossibilitando a vinda do sono; 
6-  A posição mais correta para um sono reparador é de costas;

 

Está sem disposição? Então vamos colocar o sono em dia…

Bom descanso!

 disposição1

Fonte: somos todos um