Saúde Mental

Como parar de roer unhas

Por Redação Doutíssima 30/05/2013

05.30 roer unhas 1

Se você costuma roer suas unhas nós vamos ajudá-lo a se livrar desse hábito. Com seis dicas simples você pode deixar de roer unhas mais facilmente.

Identifique os momentos que despertam a mania

Normalmente o hábito de roer as unhas está associado à ansiedade ou ao nervosismo, portanto tente identificar quais são os momentos em que você se sente assim para que possa começar agir mais pontualmente. Sabendo qual é causa o problema, fica mais fácil lidar com ele. O segredo é o autoconhecimento.

Deixem sempre as unhas curtas e lixadas

Se você mantiver as unhas sempre curtas não terá motivo para roê-las. Além disso, as unhas curtas evitam o acúmulo de micróbios, sujeira e produtos químicos.

Vá à manicure semanalmente

Para as mulheres esse é o maior incentivo para parar de roer unhas. Cuidar das mãos faz com que você queira que elas fiquem cada vez mais bonitas. Para os homens a dica também vale é aí pode usar até uma base com gosto ruim. Além do cuidado estético, quando a unha está com esmalte fica mais difícil de roê-la, portanto mesmo que você caia na tentação talvez não consiga roer unhas.

05.30 roer unhas 2

Coloque unhas postiças

Essa dica é apenas para as mulheres. Existem dois tipos de unhas postiças: as compradas prontas e as que são moldadas sob medida. Em ambos os casos, o objetivo é criar uma barreira para dificultar a vida de quem está habituado a roer unhas.

Masque um chiclete

Não vá ficar viciado em chiclete, mas a ideia aqui é que quando estiver mascando chicletes você dará uma folga para as unhas. O movimento de mastigar, que é repetitivo e até inconsciente, pode ser um escape para situações de ansiedade e nervosismo.

Libere a ansiedade

Como o ato de roer unhas está relacionado à ansiedade, tente outras formas de combater esse sentimento. Fazer exercícios, relaxar, ouvir música ou escrever podem ajudá-lo a deixar as unhas de lado.

Fonte: Minha Vida e Unha Bonita