Clínica Geral > Saúde

Cuidados ao fazer um clareamento dental

Por Redação Doutíssima 30/05/2013

05.30 clareamento dental

Existem várias formas de fazer um clareamento dental e a mais utilizada entre elas é o método caseiro. Nessa técnica, o dentista faz um molde específico para a sua boca, no qual você vai colocar um gel clareador à base de peróxido de carbamida de acordo com as orientações que ele lhe passar. É ele quem vai lhe explicar com que frequência usar, por quanto tempo ficar com o molde e a forma como deve usar; tudo isso de acordo com as suas necessidades específicas.

É importante ressaltar que nesse método a responsabilidade de utilizar as técnicas da forma adequada é totalmente do paciente, portanto o resultado dependerá de você. O gel deve ser utilizado por um período de cerca de duas semanas, porém pode variar de acordo com a coloração dos dentes do paciente e até que ponto ele quiser clareá-los.

Um estudo concluiu que 42% das pessoas que fizeram um clareamento dentário ainda estavam satisfeitas com a cor dos seus dentes 7 anos depois. O mais importante é que neste estudo aqueles que não estavam satisfeitos com a sua cor achavam que a cor dos seus dentes tinha voltado à cor que tinham antes de fazer o clareamento.

05.30 clareamento dental 2

Então, além de seguir a risca as recomendações do dentista para realizar o clareamento há alguns cuidados que devem ser tomados depois. O principal é sempre manter a higiene bucal, escovando os dentes e passando fio dental regularmente e também é recomendado evitar agentes cromogênicos, como o café, chá, colas e tabaco.

Quase sempre é preciso fazer retoques no clareamento. Quando a pessoa expõe os dentes com frequência aos agentes cromogênicos, o retoque deve ser realizado a cada seis meses, mas quando não há exposição o retoque do clareamento dental pode ser mais esporádico, apenas quando o paciente estiver insatisfeito.

Fonte: Clareamento Dental e Estética e Clareamento Dental