Clínica Geral > Saúde

O que causa o adormecimento das pernas?

Por Redação Doutíssima 30/05/2013
leg-vein-removal-sclerotherapy-spider-veins-minnesota

O adormecimento das pernas pode ser causado por uma série de razões. Qualquer sinal desse problema deve ser devidamente averiguado por um médico. Entre as causas estão danos nos nervos, músculos, ou problemas na coluna. As causas podem vir de onde você menos espera. Confira aqui algumas delas:

Doença celíaca

Com doença celíaca, ou intolerância à glúten, como é mais conhecida, as pessoas são incapazes de absorver certos nutrientes, de maneira que o intestino delgado é danificado. A causa de adormecimento das pernas vinda da intolerância ao glúten é o dano dos nervos.

Neuropatia diabética periférica

Pessoas que têm neuropatia diabética periférica podem ter poucos sintomas inicialmente. Eles irão desenvolver mais sintomas com o tempo, quando o diabetes passar a danificar os nervos no corpo. Esse dano causa adormecimento nas pernas por causa do diabetes. Ele pode ser fraco ou forte e acontecer com dor e formigamento.

Doença vascular periférica

A doença vascular periférica (DVP) é o dano, ou obstrução das veias e artérias periféricas. A causa de adormecimento com o DVP é a falta sangue nas pernas. A gravidade dos sintomas depende de qual artéria está afetada e o quanto do fluxo sanguíneo está sendo restringido. Junto com o adormecimento, podem ocorrer também dores que vão e voltam, cãibras, sensação de peso, queimação, formigamento e fraqueza nas pernas.

Estenose espinhal

Uma causa comum de dor na parte de baixo das costas é a estenose espinhal lombar. O desgaste normal causado pela idade pode levar a um estreitamento do canal espinhal. O estreitamento em qualquer parte da espinha é referido como sendo estenose. A artrite pode ajudar a causar um desgaste maior da cartilagem, o que pode levar ao crescimento de novos ossos para ajudar no suporte das vértebras. O crescimento desordenado dos ossos, estreita o espaço para que o nervo passe através dele. A causa de adormecimento nas pernas na estenose espinhal é devida à pressão nos nervos da espinha. Podem ocorrer também formigamento, queimação e dor.

Mielite transversa

A mielite transversa (MT) é causada pela inflamação da medula espinhal que ocorre depois de infecções causadas por vírus. Os sintomas da mielite transversa se desenvolvem rapidamente, por vezes dentro de algumas horas ou algumas semanas. A inflamação da medula espinhal interrompe a mensagem do nervo para o cérebro. A causa de adormecimento das pernas é causada pela inflamação do cordão espinhal. Outros sintomas que podem aparecer são a sensibilidade extrema ao toque, espasmos musculares, febre, dor de cabeça, perda de apetite, queimação, e sensações de “pontadas” ou formigamento.

Fonte: eHow