Qualidade de vida

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Por Redação Doutíssima 31/05/2013

stressed-at-work

Por mais que o estresse não possa ser evitado, você não deve simplesmente ignorá-lo. Você pode se surpreender com o número de fatores de estresse que você pode eliminar em sua vida. Veja só.

1- Aprenda a dizer não

Conheça os seus limites e fique dentro deles. Seja em sua vida pessoal ou profissional, se recuse a aceitar novas responsabilidades se você já está sobrecarregado. Se responsabilizar por mais do que você consegue manipular é receita infalível para o estresse.

2- Evite pessoas que te estressam

Se alguém insiste em provocar estresse em sua vida e você não consegue mudar a essência da convivência, limite a quantidade de tempo que você gasta com essa pessoa ou termine o relacionamento de uma vez por todas. Nada de estresse!

3- Assuma o controle do seu ambiente

Se o noticiário da noite te deixa ansioso, desligue a TV. Se o trânsito te deixa tenso, escolha um caminho mais longo, mas menos utilizado. Se ir no mercado é uma tarefa desagradável, faça a compra online.

images (1)

4- Evite temas polêmicos

Se você ficar chateado discutindo religião ou política, risque-os de sua lista de conversas. Se você argumenta repetidamente sobre o mesmo assunto com as mesmas pessoas, isto não vai levar a nada a não ser aumentar seu estresse.

5- Analise sua lista de coisas para fazer

Analise a sua agenda, responsabilidades e tarefas diárias. Se você tem muito a fazer, distingua os “deveres” e as “obrigações”. Tarefas que não são realmente necessárias vão para o fim da lista.

6- Expresse seus sentimentos em vez de guardá-los

Se algo ou alguém está incomodando, comunique suas preocupações de uma forma aberta e respeitosa. Se você não expressar seus sentimentos, o ressentimento vai aumentar e a situação provavelmente vai permanecer a mesma.

7- Esteja disposto a fazer concessões

Quando você pedir a alguém para mudar seu comportamento, esteja disposto a fazer o mesmo. Se ambos estiverem dispostos a ceder, pelo menos um pouco, você terá uma boa chance de encontrar um meio-termo feliz.

8- Seja mais assertivo

Não fique para trás em sua própria vida. Lide com os problemas de frente, fazendo o seu melhor para antecipá-los e preveni-los.

9- Gerencie melhor o seu tempo

Má administração do tempo pode causar estresse. Quando você está com prazos estourando e correndo muito, é difícil manter a calma e o foco. Mas se você planejar com antecedência e certificar-se de não sobrecarregar-se, tudo pode melhorar.

Diga adeus ao estresse de uma vez por todas!

Fonte: Help Guide