Filhos

Como tirar as fraldas do seu filho: confira 10 dicas

Por Redação Doutíssima 31/05/2013

Cada criança tem seu próprio tempo para tirar as fraldas, mas ele geralmente ocorre entre os 18 e os 24 meses de vida. De acordo com o Departamento de Pediatria Ambulatorial, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o principal sintoma do desfralde é quando os pequenos já conseguem anunciar que desejam fazer as necessidades fisiológicas.

 

Especialistas da Associação Médica Brasileira (AMB) dão dicas para reconhecer o momento de tirar as fraldas. Primeiro, a criança avisa que fez suas necessidades fisiológicas. Em um segundo tempo, dizem que estão fazendo. Por fim, pedem para fazer e se dirigem ao banheiro.

tirar as fraldas

As fraldas podem deixar de ser usadas quando a criança já está falando e andando. Foto: iStock, Getty Images

Os pais precisam respeitar as limitações individuais dos filhos e ajudar a tornar o desfralde uma fase especial.

 

Ajude seu filho a tirar as fraldas

O pedido das crianças para ir ao banheiro é o sinal mais característico da chegada do momento de desfraldar. Porém, é possível perceber que os pequenos estão prontos para se livrar das fraldas quando se mostram neurologicamente bem desenvolvidos, andando, falando e agindo de modo firme. Confira algumas dicas que podem facilitar esse processo.

 

1. Leve a criança ao banheiro

 

Quando percebem que os filhos já não precisam mais das fraldas, os pais podem começar a levá-los junto ao banheiro, para que deem o exemplo de como as necessidades são feitas e eles aprendam por imitação.

 

2. Compre um penico

 

Ao comprar o penico da criança, deixe que ela vá junto e escolha o modelo e local para colocar no banheiro. Assim, dá ainda mais incentivo para que ela se desfaça das fraldas.

 

3. Coloque calcinha ou cueca na criança

 

O uso de calcinha e cueca também deve ser estimulado. Por isso, compre sempre roupas íntimas temáticas de acordo com o gosto dos pequenos. Eles vão se sentir ainda mais dispostos a tirar as fraldas para vestir seus personagens ou cores favoritos.

 

4. Ensine a criança a urinar sentada

 

No caso dos meninos, ensine a fazer xixi sentado antes que ele aprenda a fazer em pé. Como eles não têm a coordenação motora bem desenvolvida, podem ocorrer vários acidentes que vão deixar o banheiro e o pequeno sujos.

 

5. Explique como fazer a limpeza

 

As meninas precisam aprender a se limpar corretamente, no sentido de frente para trás, para que não se sujem nem machuquem as genitálias.

 

6. Avise a escola

 

Quando os pais decidirem que é hora de tirar as fraldas, então a escola e os familiares devem ser avisados. A ajuda de todos é fundamental para que a empreitada tenha sucesso.

 

A hora certa de tirar as fraldas

1. Desfralde diurno

 

O desfralde diurno vem primeiro. Escolha uma fase tranquila da criança para iniciar o processo, de preferência em um clima mais quente, para que a troca seja fácil em caso de escapar xixi e ela ficar molhada.

 

2. Roupas leves

 

Deixe o pequeno de cueca e calcinha, com roupas leves. Diga para avisar sempre que quiser ir ao banheiro, para que você possa acompanhar.

 

3. Penicos

 

Use penicos ou redutores de assento com apoio nos pés. Não brigue se seu filho não conseguir chegar ao vaso no tempo certo e parabenize quando conseguir.

 

4. Desfralde noturno

 

O período inicial de tirar as fraldas durante o dia leva cerca de um mês em adaptação. Depois dessa etapa, passe para o desfralde à noite. Tenha consciência de que cada criança precisa de seu próprio tempo e a fase noturna tende a demorar mais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!