Homens

Os riscos de fazer a barba diariamente

Por Redação Doutíssima 31/05/2013

se barbear

Que mulher não baba naquela barba bem feita que parece que acabou de sair do banho?  No entanto, dermatologistas americanos comparam o ato de fazer a barba com a esfoliação. Segundo eles, se barbeando todos  os dias  há risco de inflamação, foliculite e ressecamento da pele. A lâmina não corta só o pelo, mas atinge a camada superficial da pele, a derme.

 

Não barbear-se todos os dias

Os dermatologistas recomendam um intervalo de no mímino 2 dias . E se o pelo for bastante grosso, o tempo de intervalo recomendado é ainda maior, pois são mais sucetíveis de encravamentos.

 

Uso da lâmina

Para os dermatologistas, o principal problema é o uso repetido das lâminas de barbear. Ao utilizar muitas vezes a mesma lâmina, ela perde o corte, fazendo com que o homem esfregue ela mais forte no rosto para cortar os pelos. Isso acaba machucando a derme.

 

Evitando as lesões de pele

É importante hidratar corretamente o rosto. Isso evita qualquer complicação como infecções e foliculite. Outra dica é fazer a barba com água quente e usar uma boa loção pós-barba depois de se barbear para reduzir os danos causados. Caso sua pele apresente muita inflamação, uma boa dica é tentar um barbeador elétrico.

Se você realmente precisar estar barbeado todos os dias, os dermatologistas recomendam que você invista em uma depilação à laser. Em geral, se o tratamento for bom, em cinco sessões os resultados já são aparentes e você já diminuir a quantidade de vezes que você se barbeia por semana.

 

Fonte: IG