Motivação > Qualidade de vida

6 hábitos para viver mais tempo

Por Redação Doutíssima 03/06/2013

how-to-live-longer

Você toma café da manhã todos os dias? Você sempre usa as escadas? Quaisquer que sejam seus hábitos diários, não há como negar que eles afetam sua saúde. Mesmo que pareça que pequenas atitudes não sejam importantes no meio de tudo o que fazemos, com o passar do tempo elas podem somar anos à sua vida.

Aqui estão seis hábitos diários para uma vida mais longa.

1 – Sempre opte por exercitar-se.

O exercício diário é um benefício à saúde. De fato, estudos sugerem que o exercício diário pode adicionar até três anos na sua vida. Portanto, mesmo que você não tenha tempo para correr ou ir à academia, você pode perceber que oportunidade de exercício está em todos os lugares – basta ser criativo. Por exemplo, sempre que puder, caminhe para o trabalho. Você nem sequer tem que andar todo o caminho, se for de carro, estacione longe da entrada. Se você pegar o transporte público, desça algumas estações mais cedo e desfrute de um passeio. Se você vive ou trabalha em um edifício alto, pegue as escadas. É realmente muito simples.

2 – Coma café da manhã saudável

Incluir café da manhã em sua rotina diária é um hábito saudável para viver mais tempo. Ao longo dos anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que fazem uma refeição de manhã cedo são menos propensos a ser obesos e ter diabetes em comparação àqueles que não o fazem. As pessoas que tomam café da manhã também relatam sentir-se melhor, tanto mentalmente, como fisicamente.

3 – Durma o suficiente

A falta de sono de qualidade pode encurtar sua vida. Pelo menos essa é a conclusão de uma série de estudos realizados ao longo da última década. Embora não seja totalmente claro quantas horas de sono realmente precisamos, não conseguindo pelo menos sete horas ou dormir em horários estranhos parece aumentar o risco de doenças graves como o câncer, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. E não é só a falta de sono que pode ser perigosa, uma falta de relaxamento pode deixar uma marca duradoura também.

4 – Escove os dentes e use fio dental diariamente

Uso do fio dental pode acrescentar 6,4 anos à sua vida, diz o Dr. Michael Roizen, em seu livro The Makeover RealAge. Embora essa estimativa possa ser um pouco exagerada, a mensagem por trás disso é válida. A falta de higiene bucal pode levar a doenças da gengiva ​​como gengivite e periodontite. Estas doenças inflamatórias podem levar a um estreitamento das artérias, uma causa comum de doença cardiovascular.

5 – Mantenha-se em contato com amigos

Há um velho ditado que diz que um bom amigo é mais barato que terapia. Curiosamente, os pesquisadores dizem agora que isso é verdade, ainda que não se trate apenas de amigos, mas de qualquer rede social, seja por meio da igreja, clube desportivo ou aula de culinária. Isto pode impactar positivamente a sua saúde física e seu bem-estar mental. As conexões sociais podem nos fornecer informações úteis, podem nos encorajar a ir ver um médico, eles podem dar suporte físico, nos ajudar com tarefas, e eles podem fornecer apoio emocional, ouvir nossos problemas e nos ajudar a superar a depressão e ansiedade.

6 – Mantenha-se hidratado

Nossos corpos são cerca de 70% água, por isso não é nenhuma surpresa que a água é essencial para manter a saúde e prolongar a vida. Usamos água para regular a temperatura do corpo, proteger nossas articulações e órgãos, e ajudar a transportar oxigênio para as células.

Fonte: AskMen