Nutrição

7 lanches saudáveis para seu filho levar para a escola

Por Redação Doutíssima 03/06/2013

Quem tem filhos sabe o quanto é difícil preparar a merenda escolar e fazer as crianças comerem lanches saudáveis. Eles sempre vão preferir bolachas, pastéis, salgadinhos e bolos recheados. Esses alimentos, no entanto, pouco ou nada acrescentam na dieta dos pequenos, exceto no ganho de peso.

 Lanches saudáveis incentivam hábitos saudáveis

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a obesidade infantil já atinge 15% das crianças com idade entre cinco e nove anos no país. O pior é que uma em cada três está com sobrepeso. Os pais têm responsabilidade sobre esses números. Por isso, pense duas vezes ao colocar alimentos doces e gordurosos na lancheira do seu filho.

 

lanches saudaveis

A alimentação saudável deve estar presente na vida escolar da criança. Foto: iStock, Getty Images

A escola é o primeiro espaço social em que a criança participa na vida. É lá, no meio dos amigos, que começam as primeiras interações e troca de informações. Mesmo que os pequenos não saibam o que é isso, eles estão aprendendo e construindo suas próprias opiniões, inclusive sobre a alimentação.

 

Segundo a publicação “Lanche saudável – Manual de orientação“, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além do espaço escolar, o ambiente familiar também tem influência nos hábitos da criança, já que os pais são os responsáveis pelas escolhas e padrões alimentares do filho.

 

Ao mandar lanches saudáveis para seu filho, ele aprenderá a ter hábitos saudáveis no futuro, mas também estará incentivando que outros colegas façam o mesmo.

 

Veja 7 lanches saudáveis para o seu filho

Lembre-se: os lanches saudáveis dos pequenos incluem alimentos sólidos e líquidos. Por isso, sempre envie os dois.

 

1. Frutas

 

As frutas sempre serão opções de lanches saudáveis para as crianças. No entanto, não imponha ao seu filho uma fruta que ele não gosta. Comece com frutas que ele saboreia. Respeitar o paladar da criança é muito importante para a educação dos bons hábitos alimentares.

 

2. Sanduíches

 

Os sanduíches sempre são opções nutritivas, pois é possível fazê-los usando cereais, proteínas e verduras. Opte em usar pão integral desde o início e também queijo branco. Cenoura e tomate são ótimos ingredientes.

 

lanches saudáveis

Invista nas cores dos alimentos para torná-los mais atrativos. Foto: Shutterstock

 

3. Iogurte

 

Que criança não gosta de iogurte, não é mesmo? Fonte de cálcio e de vitaminas essenciais para o desenvolvimento dos pequenos, o iogurte sempre é um boa opção. Dê preferência para os produtos com lactobacilos e de frutas. Os iogurtes de chocolate podem ser opções eventuais.

 

4. Cenoura baby

 

Crianças são muito visuais, por isso, incrementar a lancheira com lanches saudáveis e divertidos é muito importante. As cenouras baby são um bom exemplo disso, além de serem nutritivas.

 

4. Proteínas

As crianças, assim como os adultos, precisam de proteína para a formação dos músculos. Uma ideia de lanche para ser usado uma vez por semana, por exemplo, é o ovo cozido, os pedacinhos de queijo e o presunto magro.

 

6. Bolos

 

Os bolos podem ser opções de lanche desde que feitos com cereais e frutas. Esqueça a farinha branca e o açúcar. Esses ingredientes deixam o bolo mais calórico e oferecem poucos nutrientes.

 

6. Líquidos

 

É sempre importante enviar líquidos para os pequenos. Como opção, em primeiro lugar, sempre vem água. Independentemente se outro liquido for na lancheira, a criança sempre precisa ter uma garrafa de água junto dela. Sucos de frutas integrais, não de caixinha, e água de coco também são opções consideradas saudáveis.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!