Clínica Geral > Saúde

Adesivo contraceptivo: como funciona

Por Redação Doutíssima 03/06/2013

adesivo-anticoncepcional

Um adesivo contraceptivo (adesivo anticoncepcional) é um adesivo transdérmico aplicado à pele que libera os hormônios estrógeno e progestina sintéticos para prevenir a gravidez. Eles têm a mesma eficácia da pílula anticoncepcional.

Este anticonceptivo é constituído por três adesivos, sendo que deve ser aplicado um por semana. Na quarta semana, não se aplica nada.

O adesivo anticonceptivo funciona libertando hormônios que evitam que ocorra o processo de ovulação, impedindo assim uma possível gravidez.  O adesivo é uma ótima opção para as mulheres que costumam esquecer de tomar a pílula contraceptiva.

Como usar

O adesivo anticoncepcional pode ser utilizado na parte de fora do braço, na parte superior das costas, na nádega ou no abdômen, porém devem-se evitar locais que haja atrito, como sola do pé e lugares em que geralmente ficam os elásticos das roupas íntimas, também não é aconselhável aplicá-lo nos seios.

Você pode variar o lugar de colocar a cada semana, mas após colocar ele deve permanecer no mesmo lugar durante os sete dias.

Caso opte por coloca-lo sempre no mesmo local, tente não colocar exatamente no mesmo lugar do anterior, isso pode  criar irritações na pele.

O adesivo não deve ser aplicado na pele caso ela esteja irritada, vermelha ou com cortes. Além disso, a pele deve estar limpa, seca e sem cremes.

Cada adesivo deve ser usado apenas durante uma semana. Você deve verificar todos os dias se ele está bem colocado. Fazer alguma pressão na local  em que  está ajuda para que ele não saía facilmente.

Quanto à sua aplicação Você deve colocar no primeiro dia da menstruação.

adesivo.

É contra indicado nos casos:

  • Coágulos sanguíneos;
  • Histórico de ataques cardíacos;
  • Ou em caso de suspeita de gravidez ou confirmada.

Dica: Antes de escolher qualquer método contraceptivo e iniciar seu uso é fundamental consultar um médico ginecologista, somente ele poderá lhe indicar o método mais aconselhável a cada caso.

Fonte: Gravidez e sintomas