Dica do Dermatologista

O que fazer quando surge uma espinha?

Por Redação Doutíssima 04/06/2013

acne

A acne é uma doença de pele que provoca pequenos cistos e atinge a maioria dos adolescentes. Ela causa inflamação (vermelhidão, pus, dor). A acne é caracterizada pela pele oleosa e muitas vezes associada a vários tipos de erupções. A doença geralmente começa na adolescência e termina na maioria das vezes antes dos 25 anos.

A acne é muitas vezes familiar e é associada com a pele oleosa, que começa com o bloqueio da abertura do cabelo e glândulas sebáceas. A tesão bloqueia a abertura do cabelo, que produz um microcisto. As bactérias se proliferam no folículo (Propionibacterium acnes) liberam substâncias que causam inflamação.

A acne interfere na qualidade de vida e deve ser levada a sério e tratada com eficácia. O dermatologista tem um arsenal poderoso, mas o tratamento prolongado e acompanhamento regular ainda são necessários para obter resultados satisfatórios.

 

Quais são os tratamentos disponíveis para espinha?

– Tratamento de lesões de retenção (microcistos)

Limpeza: limpeza de pele dermatológico é essencial para o tratamento da acne ou microcistos dominantes (acne microcística). Se houver microcistos, uma limpeza de pele dermatológica é necessária antes de iniciar o tratamento com isotretinoína

Retinóides: eles lutam contra cravos, por isso é a base do tratamento para acne, porque há sempre uma obstrução dos folículos sebáceos. Eles são essenciais para o tratamento da acne cística. O dermatologista usa tretinoína 0,025-0,05% adapaleno, que também aborda as lesões inflamatórias. Estes produtos são sempre irritante e devem ser utilizados com cautela. A aplicação deve ser feita à noite. Deve ser aplicado um pouco do produto por todo o rosto sem esfregar a pele. Evite áreas sensíveis (ao redor dos olhos e boca, pescoço). É sempre preferível começar o tratamento em dias alternados (especialmente com 0,05% de ácido retinóico ou o peróxido de benzoílo é utilizado em paralelo). A aplicação de um creme hidratante é essencial na parte da manhã, especialmente no início do tratamento. Retinóides deixam a pele mais vulnerável  à luz solar. Portanto, use protetor solar. Este tratamento é contra durante a gravidez e lactação.

 

– O tratamento de lesões inflamatórias (manchas vermelhas)

O peróxido de benzoíla é um pouco irritante, mas muito eficaz em lesões inflamatórias vermelhas. Recomenda-se usá-lo sem esfregar apenas na parte vermelhas. O tratamento com peróxido de benzoíla é por vezes associada com retinóides e / ou um tratamento com antibióticos locais ou sistêmicos. Peróxido de benzoíla pode reagir à luz solar. Devemos, portanto, aplicar à noite e usar protetor solar na parte da manhã.

 

Antibióticos tópicos: eritromicina podem ser usados em gel ou loção. Estes produtos contêm álcool e / ou propilenoglicol, que são irritantes. Tratamento com antibiótico local é por vezes associado a tratamento com retinóides e / ou tratamento com peróxido de benzoíla ou geral.

 

Os tratamentos com lasers e luzes

Lasers de diodo 1450nm é por vezes utilizado para reduzir as lesões inflamatórias da acne, se você não quiser usar antibióticos. O laser pulsado, também ajuda a reduzir lesões inflamatórias vermelhas. O tratamento a laser deve ser repetido uma vez por semana, durante várias semanas a dar resultados duradouros.

Os tratamentos orais

Antibióticos

Tratamento antibiótico prolongado é muitas vezes necessário para a eliminação da acne. O dermatologista tem a escolha entre as tetraciclinas (doxiciclina, limeciclina, minociclina) e eritromicina, sulfonamidas são raramente usados. Acne não é uma infecção, mas estes antibióticos lutam eficazmente contra a inflamação. Tetraciclinas podem causar sintomas digestivos (náuseas, vômitos), eles devem ser ingeridos com um copo cheio de água pelo menos duas horas antes de dormir para evitar ulceração do esôfago. Tetraciclinas reagem à luz do sol, então use um protetor solar a cada duas horas e não tome sol. A ocorrência de reações alérgicas na pele (urticária) é possível. As tetraciclinas também podem causar outras complicações muito raras (distúrbios endócrinos, pele, músculo-esqueléticas, hematológicas, distúrbios neurológicos do sistema imunológico, a síndrome de hipersensibilidade, síndrome semelhante ao lúpus ou pseudo doença do soro). As tetraciclinas não devem ser usados ​​durante a gravidez ou em crianças menores de 8 anos (descoloração do esmalte dentário).

 

Fonte: Abimelec