Clínica Geral > Saúde

Olhos vermelhos e problemas no fígado

Por Redação Doutíssima 04/06/2013

324025-26415-36

O olho é um órgão sensorial que funciona como um sistema de detecção de luz e uma câmara através da qual podemos ver e experimentar o mundo. Além disso, é um órgão de auto-limpeza, onde as pálpebras protegem o olho de partículas de poeira perigosas e as lágrimas previnem infecções, já que contém anti-séptico natural que lava impurezas. A partir dos olhos uma variedade de condições de saúde podem ser identificadas.

O fígado, por sua vez, tem várias funções. Ele produz proteínas para o sangue, controla os níveis de açúcar, transporta a gordura, produz bile, e age como uma unidade de desintoxicação, pois elimina hormônios, drogas e toxinas do sangue e faz o backup do sistema imunológico. É o único órgão que pode curar a si mesmo, desde que não sofra danos irreparáveis.

Condições

Comumente, condições que causam olhos vermelhos são derivadas de infecções, medicamentos ou problemas oculares como a conjuntivite, resfriado comum, arranhões na córnea, medicamentos que fazem diluir o sangue e glaucoma, bem como uma hemorragia subconjuntival causada por tosse, espirro ou pressão arterial elevada. No entanto, olhos vermelhos também pode ser um sintoma de fígado lento ou consumo excessivo de álcool, uma doença conhecida como doença alcoólica do fígado, ou cirrose, onde o álcool danifica e mata as células do fígado causando a morte.

Sintomas

Os sintomas da doença alcoólica do fígado, a cirrose, é detectada apenas quando o fígado começa a falhar. Os sintomas podem ser semelhantes aos de uma infecção de hepatite, os quais são febre, fraqueza, dor abdominal e fadiga, assim como outros sintomas, tais como mau hálito, sudorese, prurido, pele manchada e olhos vermelhos. A condição pode ser confirmada por meio de testes de função hepática.

Tratamento

Abstinência de álcool é o único tratamento para a cirrose e se ignorado as consequências podem ser fatais. Uma vez que um doente para de beber, o fígado começa a curar a si mesmo o suficiente para sustentar a vida. Os olhos vermelhos são apenas um sintoma da doença e vão clarear por si só uma vez que o doente pare de beber.

Prevenção/solução

Beber moderadamente.

Fonte: eHow