Dica do Dermatologista > Pele

Os melhores cuidados diários para pele seca

Por Redação Doutíssima 04/06/2013

pele seca topo

Existem diferentes tipos de pele (seca, oleosa ou sua combinação). Cada um destes tipos de pele necessita de cuidados especiais. Para a pele seca, o cuidado  é especialmente para lutar contra a desidratação natural.

A pele seca é o resultado de uma diminuição da substância gordurosa, produzida pela camada de lípidos da pele. Esta substância gorda que é o sebo, cria uma espécie de barreira, cuja função é a de manter a pele hidratada. No entanto, esta barreira é enfraquecida sobre a pele seca e não pode impedir uma perda significativa de água. Esta falta de sebo combinado com a perda de água cria uma pele áspera.

 

Características da pele seca

pele seca

O que caracteriza a pele seca? Se a sua pele fica como se estivesse repuxando no rosto, e uma aparência de pele de crocodilo em seu corpo ou suas mãos estão rachados rapidamente, a sua pele é seca.

A pele seca é basicamente uma pele extremamente frágil, que reage facilmente às influências externas, como frio ou poluição.

Uma palavra de ordem neste caso: HI-DRA-TAR! Sua pele precisa de uma hidratação diária com o cuidado adequado para a pele seca.

 

Tratando a pele seca

pele seca tratar

Muitos tratamentos são usados ​​para hidratar a pele, tratar a coceira e restaurar sua elasticidade. Eles vão permitir que reconstruir uma barreira para melhor retenção de água e, portanto, melhor hidratar a pele.

Ou seja: a pele desidratada não é necessariamente seca! Se você tem uma pele esticada e áreas oleosas em seu rosto, sua pele não é seca, é apenas a falta de água e não de gordura.

 

Super dicas

– Evitar sabões e outros adstringentes.

– Evite loções que contêm álcool. Elas tendem a secar a pele ainda mais.

– O aquecedor durante o inverno frio aumenta a desidratação da pele. Portanto, evite o superaquecimento do seu escritório ou apartamento e cuide de si mesmo corretamente usando luvas, cachecol, etc.

– Evite banhos quentes e longos banhos de espuma. Eles são muito tentadores, especialmente no inverno, mas a água quenteé o pior inimigo da pele seca. Banhos prolongados removem as camadas protetoras da pele.

– O cloro da piscina resseca a pele. Lembre-se de hidratar a pele.

– Não espere até que a pele seque para usar hidratantes. Os hidratantes devem ser aplicados diariamente na pele seca. Lembre-se que uma pele bem hidratada mantém a sua jovialidade.

– Comer uma dieta equilibrada e beber água regularmente.

– Lave o rosto de manhã e à noite. Não use produtos abrasivos, como géis de cuidados. Na verdade, é melhor evitar tratamentos que exigem a utilização de água da torneira. Prefira fluidos nutritivos e texturas, tais como óleo de leite, de água ou de limpeza.

– Se a sua pele é particularmente seca, em vez de limpar a sua pele de manhã, use um nebulizador para dar uma lufada de ar fresco para a pele. Enxugue com uma bola de algodão ou uma toalha para secar e depois aplicar o seu creme.

– Você pode fazer peelings faciais doces, não mais do que uma vez por semana. Estes permitem a limpar seu rosto de pele morta e manchas secas.

– As máscaras são também benéficas. Prefira aquelas à base de manteiga de karité, óleo de argan ou trigo. Aloe é calmante assim como a camomila.

 

Fonte: Au Feminin