[the_ad_group id="16401"]
Homens

Guia do casamento: como escolher a roupa do noivo

Por Redação Doutíssima 04/06/2013

Chegou a hora de subir ao altar e você não faz ideia de como escolher a sua roupa de noivo? Ter disposição para pesquisar as alternativas disponíveis pode ser o primeiro passo, mas você precisa saber o que está procurando. Para não ficar na dúvida, confira as dicas que separamos para você.

As opções para o noivo

Antes de começar é preciso definir algumas palavras que são vagamente jogadas ao redor da indústria do casamento. A menos que você esteja pensando totalmente fora da caixa e queira algo bem diferente, as opções de vestimentas caem sempre em três categorias. É um bom começo para descobrir o que é melhor.

A primeira opção é a formal, que inclui fraque e cartola. Não é uma alternativa prática a grande maioria das pessoas e sequer deverá entrar em discussão hoje em dia. Em seguida, entra um estilo que segue formal, mas sem tanto apelo aos acessórios.  O visual é composto por um smoking clássico.

Existe ainda a possibilidade de escolher um look informal para seu casamento. A categoria engloba todas as outras opções disponíveis para você, incluindo um terno clássico, camisa e calças de linho. Obviamente, há aqui uma vasta gama de vestuário.

Partindo da ideia que só é preciso escolher entre a opção dois e três, você deve primeiro definir o nível de formalidade da cerimônia. Segundo um levantamento da revista americana Brides, smokings são a escolha mais popular (61%). Apenas 33% optam por vestir um terno.

noivo

os detalhes podem fazer toda a diferença. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer a escolha correta

Para definir a roupa, é preciso determinar que tipo de evento será seu casamento. Confira como fazê-lo.

  1. Local

Casamentos ao ar livre tendem a ser menos formais do que casamentos em ambientes fechados. Se você está planejando uma cerimônia na igreja e uma grande festa, pode considerar as duas opções de vestimenta.

  1. Horário

Tradicionalmente, se o casamento acontece antes do anoitecer é considerado um evento diurno e, portanto, menos formal – descarte aqui o smoking e opte por uma opção mais casual, como um terno. Casamentos durante a noite são considerados mais formais e propícios ao uso do smoking.

3. Vestido da noiva

Mesmo que você esteja casando com todos os rigores tradicionais, que incluem que o noivo não pode saber sobre o vestido da noiva, ter uma ideia do estilo é importante. É que a formalidade dele vai ajudá-lo a decidir o que você deve vestir.

Descubra, por exemplo, se ela vai vestir um modelo curto ou então um vestido tradicional com véu. A partir desses detalhes – que às vezes parecem secundários – você será capaz de ter um auxílio para determinar o nível de formalidade exigido.

Também vale estar atento ao seu estilo pessoal – e isso não vale apenas para a escolha do traje. Os dois devem buscar uma festa que possa traduzir suas personalidades e gostos pessoais. Afinal, trata-se de um momento mais do que especial.

E você, já decidiu qual será o seu traje de noivo? Vale ter paciência na hora de tomar essa decisão.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]