Nutrição

É fã de maçã do amor? Saiba como preparar essa delícia em casa

Por Redação Doutíssima 06/06/2013

A maçã do amor é uma das principais comidas de festa junina, circos e parques de diversão, mas por agradar crianças e adultos, comer essa delícia não é mais exclusividade desses lugares. Eventos infantis têm utilizado o doce em seus cardápios. Além disso, ela virou também doce para os fins de semana com a criançada.

O seu modo de preparo fácil atrai os cozinheiros amadores e influencia os experientes a criarem receitas mais elaboradas.

maçã-do-amor-Fortissima-iStock-Getty-Images

Maçã do amor é tradicional em festas juninas e parques de diversão do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

 

5 dicas para o preparo da maçã do amor

Quer preparar esse quitute em casa? Então confira as sugestões abaixo:

 

1. Utilizar açúcar cristal vermelho, além do corante alimentício, realça a cor da calda e é uma boa dica para deixar suas maçãs do amor bem vermelhinhas.

 

2. Teste novos modelos de maçã do amor, experimente fazer a receita com elas cobertas por chocolate ou coloque granulado ao redor para conhecer sabores diferentes.

 

3. Faça a receita com maçãs verdes, caso você goste de sabores exóticos. O gosto fica um pouco mais azedinho, mas é uma ótima combinação com a calda doce.

 

4. Para testar a calda, uma dica é pingar um pouco em uma tigela de água fria. Se ela formar fios duros, está pronta para mergulhar as maçãs.

 

5. Utilize uma panela de fundo grosso para preparar a calda, isso ajuda a não grudar tanto durante o processo.

 

Receita de maçã do amor clássica

Ingredientes:

1 kg de açúcar cristal

1/2 litro (550 ml) de água

1 colher de chá de cremor tártaro

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Corante alimentício vermelho (pó ou líquido)

12 maçãs pequenas ou médias

Palitos de sorvete

Modo de preparo:

Espete as maçãs com palito de sorvete após serem lavadas, higienizadas e secas . Coloque um ou dois palitos, isso ajuda a dar firmeza para a hora de caramelizar. Higienize também os palitos e seque bem antes de usar. Um segredo é pingar gotinhas de limão na área da maçã espetada, isso ajuda com que a fruta não escureça.

Depois unte formas de alumínio com um pouco de óleo.

Calda da maçã do amor:

Coloque a água, o açúcar cristal, o vinagre, o cremor tártaro e o corante alimentício dentro de uma panela. Outro segredo é não usar colher, pois pode açucarar a calda. Por isso, misture apenas mexendo a panela. Deixe o fogo alto até começar a fervura, quando ferver, deixe em fogo médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos.

Pingue na forma um pouquinho de calda da maçã do amor, após alguns segundos aperte com o dedo. Se ela fizer um barulho sólido ao ser apertada, desligue o fogo e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma já untada.

Uma dica importante para este processo é ser rápido, pois a calda naturalmente vai endurecendo. A maçã do amor dura de 12 a 16 horas fora da geladeira, e de três a cinco dias na geladeira, quando embalada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!