Você é o que você come e seu desempenho intelectual também entra nessa fórmula. Alimentos que estimulam a inteligência são capazes de melhorar o envio de mensagens entre os neurônios (sinapses), mas há aqueles que podem afetar negativamente o trabalho do cérebro.

Alimentos também influenciam no desempenho intelectual das pessoas. Foto: iStock, Getty Images
12 alimentos que estimulam a inteligência
De acordo com a nutricionista e mestre em saúde coletiva Jureci Siqueira Machado, a lista abaixo está repleta de alimentos que estimulam a inteligência e que contêm nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro:
1. Folhas verdes escuras

Foto: iStock, Getty Images
2. Iogurte

Foto: iStock, Getty Images
3. Sementes

Foto: iStock, Getty Images
4. Grãos

Foto: iStock, Getty Images
5. Azeite de oliva

Foto: iStock, Getty Images
6. Alimentos integrais

Foto: iStock, Getty Images
7. Ovos

Foto: iStock, Getty Images
8. Soja

Foto: iStock, Getty Images
9. Aveia

Foto: iStock, Getty Images
10. Peixes

Foto: iStock, Getty Images
11. Uvas

Foto: iStock, Getty Images
12. Frutas cítricas
Nesses alimentos estão contidos uma lista de ingredientes que melhoram o funcionamento do cérebro. São eles:
– Zinco, selênio, ferro e fósforo
Minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro ativo. Estão presentes em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro.
– Vitamina E
Tem poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.
– Vitamina C
Famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-germinadas, assim como na maioria das frutas, efetivamente na banana (nesse caso, ela estimula o neurotransmissor responsável pelo bem-estar )
– Vitaminas do complexo B
Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios e estão presentes nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas.
– Bioflavonóides
São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro. Outro alimento que contém essa substância é o cacau, que também proporciona bem-estar e tranquilidade.
– Colina
Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. É encontrada na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.
– Acetil-colina
Um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Está presente nos mesmo alimentos que possuem colina.
– Fosfolipídeos (entre eles, a lecitina)
Funcionam como um detergente, desengordurando todos os sistemas por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.
Faz mal para a cabeça
A nutricionista Jureci alerta que uma dieta quase exclusivamente proteica causa a cetose, uma reação danosa para o cérebro. Isso acontece quando o corpo passa a usar a energia acumulada em forma de gordura como combustível principal por falta de carboidratos.
Ainda há outros vilões, que infelizmente estão presentes em muitos dos alimentos industrializados. O açúcar em excesso pode desregular alguns receptores pré-sinápticos, causando ansiedade e diminuindo a concentração. Já a gordura, principalmente a trans, desregula a permeabilidade dos neurônios.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!