Sem categoria

Como falar sobre drogas com seu filho

Por Redação Doutíssima 07/06/2013

ted

 

A sociedade moderna evolui muito rápido, a quantidade de informações é muito grande, educar um filho em pleno 2013 muitas vezes é uma tarefa muito difícil, sobretudo quando se deve falar sobre drogas com seu filho. Tocar nesse assunto delicado, falar sobre drogas com seu filho requer muita sensibilidade. Falar sobre drogas com seu filho também é um processo afetivo e educacional.

tumblr_me01f7xCHe1ress7oo1_400

Assim como a bebidas alcoólicas, o seu filho esta exposto à drogas ilícitas diariamente, o filtro de bom censo que ele, vai desenvolver depende do processo educacional, assim como todos os outros conceitos que ele vai adquirir na vida.

Não tenha medo de falar sobre drogas com seu filho, sobre bebidas alcoólicas, aborde o assunto de forma clara e franca. Sua opinião é muito importante por isso deve sempre ter valor e ser firme, mesmo que ele mostre algum tipo de desdém.

665aq0kbe5b3kwcsm29w417caimages (1)

Bases que protegem seu filho das drogas

Existem fatores protetores e de risco para o desenvolvimento da praticas do consumo de drogas .

Dentre os fatores protetores estão: o estreito e adequado vínculo de proximidade com os pais, pois eles significam modelo e os próprios hábitos saudáveis dos genitores, podem influenciar no bom desempenho acadêmico do jovem bem como habilidades acadêmicas e sociais adequadas.

Em qualquer faixa etária, tente dar todo o apoio possível ao seu filho. No entanto, é essencial estabelecer limites quando necessário. Promova atividades em família como, por exemplo, almoçar e jantar juntos, sair, praticar esportes, etc. Qualquer forma de lazer pode aproximar seu filho de você e aprofundar o seu conhecimento quanto aos interesses do menor.

Nunca é cedo demais para falar com seu filho sobre drogas em geral. Até as crianças de 5 ou 6 anos já conhecem alguns comportamentos socialmente aceitos quando o assunto é o consumo de drogas. Portanto, seja firme e sincero quanto a sua opinião.

conversa-franca-1288x318_1341889321_100712VidaPortada

A proximidade familiar é essencial para o desenvolvimento de seu filho, veja abaixo dicas para estar mais próximo do seu filho

  •  Saiba sempre onde está o seu filho, com quem está e como está se comportando; não precisa ser super controlador a ponto fazer seu filho estar se sentindo invadido.
  •  Expresse interesse verdadeiro pelos assuntos que ele considera importante; Converse bastante. Reserve tempo para isso.
  •  Dê apoio, mas sempre supervisionando. É possível supervisionar sem parecer ser controlador;
  • Manter a autoridade com sensatez é indispensável;
  • Ouça os argumentos dos filhos e suas dúvidas. Procure entender como ele pensa e enxerga o mundo. Assim, você descobrirá os melhores argumentos para revelar seu ponto de vista.

Fonte: Cisa.org e Revista Uol