Esporte > Exercícios

Conheça os benefícios do alongamento

Por Redação Doutíssima 07/06/2013

alongamento-mulher-alongando-pernas-e-bracos-barakat

Alongamento  é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois a pessoa ter mais movimento para determinada articulação.

Essa prática de exercícios físicos é um importante aliado para evitar os problemas de saúde, além de auxiliar na melhora da qualidade de vida. Entretanto, para realizar qualquer atividade física é necessário estar sempre atento ao condicionamento físico e o alongamento é fundamental neste processo.

“O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da sua articulação e, portanto, maior a sua flexibilidade”, explica o educador físico Ítalo Ramos, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas. Segundo o profissional, os exercícios de alongamento são bastante simples, mas é necessário estar atento se a execução está correta. “Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem”, alerta.

474DE43F12A9EDB6D4366C8175252

alongar o corpo ajuda também na prevenção de lesões e dores comuns do dia-a-dia, ocasionadas por problemas recorrentes à má qualidade de vida. “Devido à vida sedentária, posturas inadequadas e estresse diário, o ser humano pode ter suas estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga. Com os músculos tensos ou encurtados não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sanguínea. Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com frequência”, explica Ítalo.

Para quem pratica musculação Ítalo recomenda praticar exercícios de alongamento após os treinos, pois mantém a flexibilidade alcançada.  Antes do treinamento, pode gerar a diminuição de rendimento físico.

 “Pessoas que buscam o alto rendimento devem se orientar melhor. Alongar-se em excesso antes de uma sessão de treino intensa, pode gerar um resultado inverso ao esperado. Antes da atividade física não gera resultados tão positivos quanto acreditamos, mas isso não quer dizer que seja algo negativo”, orienta o educador.

Os movimentos de alongamento devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento relaxe e sustente por 30 a 40 segundos. Faça o movimento novamente em outra parte do corpo.

alongamento-site2

Principais benefícios do alongamento:

  • Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes à articulação;
  • Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;
  • Facilitar o relaxamento muscular;
  • Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;
  • Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).

O alongamento é um tipo de exercício que pode ser feito todos os dias, qualquer um pode fazer independente da idade ou da flexibilidade que o corpo tenha, a qualquer hora e não são necessários equipamentos especiais e nem algum tipo de treinamento, mas deve se tomar alguns cuidados, pois quando mal feito pode trazer mais danos físicos (lesões), ao invés de benefícios.

Aproveite e se alongue agora mesmo! 🙂