Gestante

10 dicas para mães de primeira viagem

Por Redação Doutíssima 10/06/2013

gravidez

Grávida pela primeira vez? Não se preocupe! A maternidade não é um bicho de sete cabeças. Confira algumas dicas básicas de sobrevivência para se preparar para este grande momento da sua vida.

 

Álcool e tabaco

gravidez tabaco

Definitivamente, essa dupla deve passar bem longe pelo menos durante os primeiros anos do seu bebê. Principalmente se você amamentar. Lembre-se que o que você ingere é transmitido ao bebê através do leite e que durante os primeiros anos de vida, o sistema imunológico da criança ainda está em formação.

 

Choro

gravidez choro

Os bebês e crianças usam o choro como forma de expressar seus sentimentos. E aos poucos, você vai entender o significado de cada tipo de choro do seu bebê. Há o choro de fome, cansaço, desconforto, dor. Cada bebê é diferente e pouco a pouco você vai conseguir decifrar o choro do seu bebê.

 

Banho

gravidez banho

O banho é um momento de prazer e relaxamento para a maioria dos bebês. Caso o seu bebê esteja chorando muito, fique atenta pois pode ser sinal de que algo não está muito bem. Não encha demais a banheira de de água, nem deixe a água estar muito fria ou muito quente. A temperatura ideal é aquela que você se sentiria confortável ao tomar banho. Um simples teste com a mão é suficiente, mas caso você não confie muito no seu tato, existem vários tipos de termômetros no mercado para este fim.

 

Umbigo

gravidez umbigo

Em geral, o coto umbilical cai depois de poucos dias. Caso você note alguma vermelhidão na área ou um odor forte, consulte o seu pediatra.

 

Sono

Close Up Of Baby Sleeping On Towel

O recém-nascido dorme muito, não é preciso se preocupar com isso. É importante que o quarto do bebê seja um local bem arejado e silencioso e com uma iluminação controlada. Uma temperatura não muito fria nem muito quente auxilia o sono do bebê.

 

Posição de dormir

gravidez de costas

Sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima. É importante fazer o bebê arrotar depois de mamar e antes de dormir para evitar que ele venha a vomitar.

 

Soluço e cólicas

gravidez arrota

É normal soluços e cólicas no recém nascido. O seu sistema digestivo ainda está imaturo. Sempre dê a mamadeira com o bebê sentado e nunca deitado totalmente na horizontal. Não se esqueça de fazê-lo arrotar dando leve tapinhas nas costas depois de mamar.

 

Roupas

gravidez agasalhado

Mães de primeira viagem estão sempre preocupadas se o seu bebê está bem agasalhado e nesse ato de cuidado, acabam exagerando na quantidade de roupas. O bebê deve estar vestido de acordo com o clima, com roupas confortáveis e que o deixem livre para movimentar-se. Se é verão, luvas e xales podem ser eliminados.

 

Fonte: MSN