Guia dos Dentes

Aprenda a escovar os dentes corretamente e evitar cáries

Por Redação Doutíssima 10/06/2013

Mesmo que você escove os dentes e passe o fio dental todos os dias, é bem provável que você não o faça da maneira mais correta. A escovação ideal leva pelo menos dois minutos e inclui o uso de outros produtos de higiene bucal.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 53% dos brasileiros entrevistados utilizam os três itens básicos de higiene: pasta de dente, escova de dente e fio dental.

dentes-doutissima-shutterstock

O ideal é que o dentes sejam escovados pelo menos três vezes ao dia. Foto: Shutterstock

Dicas de escovação diária

É essencial escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental que contenha flúor, principalmente ao acordar e antes de dormir. Fazer a escovação por no mínimo dois minutos remove resíduos de comida e placa que podem danificar a dentição e a gengiva ao longo do tempo.

Para escovar de forma apropriada, faça movimentos breves e leves, com cuidado especialmente na margem da gengiva. Atenção aos dentes de trás, de difícil acesso, e aos locais ao redor de restaurações, coroas ou implantes.

Em uma ângulo de 45 graus, posicione a escova com relação à margem da gengiva. Faça movimentos vibratórios. Concentre uma limpeza cuidadosa de cada parte, iniciando pelas superfícies exteriores de seus dentes superiores e, em seguida, dos inferiores.

Não se esqueça de limpar ainda a superfície traseira do dente, de trás para frente. Escove a área oclusal – de mastigação – e lembre-se de higienizar a língua pelo menos uma vez ao dia, para remover possíveis odores causados pelas bactérias

Além disso, fazer uso do fio dental diariamente o auxilia a remover resíduos de alimentos presos entre os dentes ou fendas. A placa, que impacta gravemente na saúde bucal, também é eliminada através do hábito.  

Puxe de 45 a 60 centímetros de fio dental e enrole as pontas em torno dos dedos indicadores e médios de cada mão. Com firmeza, segure o fio em volta de cada dente e faça movimentos para frente, para trás, para cima e para baixo.

Cuidados gerais com dentes e boca

Agora que você sabe como realizar a escovação e passar o fio dental corretamente, lembre-se dos seguintes passos para garantir a saúde bucal:

  • Use fio dental todos os dias, preferencialmente antes de dormir
  • Vá ao dentista a cada seis meses para limpeza profissional e exames bucais
  • Evite a ingestão de alimentos e bebidas ácidas para não enfraquecer o esmalte dos dentes. Itens como café, vinho, doces e cítricos prejudicam a substância que protege a dentição
  • Não escove os dentes logo após o consumo de tais produtos, pois isso aumenta a probabilidade de danificar o esmalte
  • Beba água ou enxágue a boca imediatamente após comer ou beber. O recomendado é escovar os dentes pelo menos 30 minutos após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!