Gestante

Saiba quais cuidados necessários com os seios durante a gestação

Por Redação Doutíssima 11/06/2013

É bastante comum que diversas alterações ocorram no organismo da futura mamãe durante a gestação. Uma das mais perceptíveis delas são as que acontecem com os seios. Essa também é uma das alterações que mais causam preocupação nas mulheres porque muitas delas ficam receosas de que possam indicar uma patologia grave, como o câncer de mama.

 

Principais mudanças nos seios durante a gestação

Após algumas semanas de gravidez, os seios se desenvolvem e ficam maiores em razão da influência do hormônio estrogênio, o mesmo hormônio responsável pelo desenvolvimento deles durante a puberdade. Não são raras ainda algumas alterações na cor dos mamilos ou na forma, já que tudo está em preparação para a amamentação. O maior fornecimento de sangue da mulher na gravidez também faz com que as veias nos seios se tornem mais visíveis.

durante-a-gestacao-doutissima-istock-getty-images

Seios se desenvolvem e ficam maiores após algumas semanas de gravidez. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com um estudo publicado no European Journal of Cancer Prevention, em 2014, algumas alterações no tamanho dos seios são perfeitamente normais. Os pesquisadores analisaram determinado número de futuras mamães e a evolução do volume de seus peitos durante a gestação – mais precisamente da 12ª semana de gravidez até o nascimento.

 

As conclusões mostraram que no início da gravidez o volume médio de cada mama era de 420 ml e, ao final, de 516 ml – ou seja, um aumento médio de 96 ml. Segundo os estudiosos, a evolução, considerada normal para o primeiro, segundo e terceiro quartos desse período, foi de 41 ml, 95 ml e 135 ml, respectivamente. Eles ressalvam, porém, que as mudanças variam de mulher para mulher e que nem todas respondem da mesma forma à gestação.

 

Como cuidar bem dos seios?

Não há dúvida de que o tamanho e o volume dos seios sofrem alterações durante a gestação. Por isso, alguns cuidados para passar por essa fase com segurança e sem incômodos são necessários e úteis. Confira alguns deles.

 

– Banho

 

Ao longo da gravidez a higiene dos seios é extremamente importante. Porém, uma boa dica é evitar a utilização de sabão nos mamilos e nas aréolas. Isso porque o sabão muitas vezes resseca a pele nessa região, o que pode não ser benéfico. Ao invés disso, use apenas um pouco de água quente para limpá-los.

 

– Sutiã

 

Há sutiãs específicos para gestantes e eles não existem à toa. Comprando um produto de boa qualidade, ele é capaz de dar algum alívio em razão do peso extra e também para os músculos das costas. É importante observar bem o tamanho da peça para que ela não irrite os mamilos. Quanto ao tecido, prefira os de algodão aos sintéticos já que eles permitem uma melhor respiração para a pele.

 

– Noite

 

Há sutiãs específicos para o dia a dia e outros para uma boa noite de sono. A vantagem desses últimos é que eles são mais macios, ao mesmo tempo que continuam dando o suporte necessários aos seios. Busque algum modelo de qualidade adequada para conseguir dormir melhor durante essa fase da vida.

 

– Almofada

 

Não acontece com todas as futuras mamães, mas algumas delas são capazes de experimentar vazamento do colostro ao longo da gestação. O colostro é o primeiro leite materno que sai do seio. Caso isso esteja acontecendo, invista em uma almofada para seios e deixe seu peito secar ao ar livre algumas vezes ao dia e depois de banhar-se.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!