Homens

7 cuidados essenciais para a pele masculina

Por Redação Doutíssima 12/06/2013

download (4)

A pele do homem  não é igual a da mulher. Até aí nenhuma novidade. Mas justamente por causa dessas particularidades, os cuidados também devem ser diferentes. Vejam a a seguir os sete passos essenciais para uma cútis masculina perfeita!

“Ao contrário do que pensam muitos homens, o cuidado com a pele não é assunto feminino, faz parte dos cuidados com a saúde de todo ser humano”, explica a dermatologista Suzi Rabelo. A seguir, a especialista aponta as etapas essenciais que afastam problemas como ressecamento, acne, manchas e irritação. 

1-Lave o rosto todos os dias

Durante o sono, a pele transpira e acumula impurezas e ao final do dia acumula oleosidade, poeira, poluição e outras sujeiras provenientes do ar. As impurezas são a porta de entrada para a acne dar as caras. Elas obstruem os poros que respondem com o surgimento de inflamações, os cravos e espinhas. Por isso, a lavagem diária é fundamental. Além disso, quem sofre do problema deve consultar um dermatologista. A acne pode ser causada por estresse, uso de cosméticos de forma errada, deficiência de vitaminas e má alimentação. Para cada grau, um tratamento é recomendado: desde sabonetes antiacne, tônicos e até medicamentos via oral podem entrar na solução do problema.

download

2-Posso lavar o rosto com o mesmo sabonete que uso para o corpo?

Nem pensar! O sabonete para o corpo, principalmente em barra, tem uma formulação abrasiva que agride a pele do rosto. Os efeitos são ou ressecamento ou o aumento da oleosidade da pele, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. “Opte por sabonetes de pH neutro ou indicados para o seu tipo de pele. As versões líquidas e em gel são ainda mais recomendados para limpar sem agredir”, explica Suzi. A limpeza deve acontecer diariamente pela manhã e à noite.

restos-de-sabonete1

3-Pele lisinha após o barbear

Não é à toa que a barba é uma das grandes preocupações dos rapazes. Fazê-la de forma incorreta pode resultar em irritação, pelos encravados e pele machucada. Uma dica é utilizar cremes pré-barba, que hidratam a pele, amolecem os pelos e previnem irritações.

download (1)

4-Previna a foliculite

Um dos grandes problemas masculinos é a chamada foliculite: são aquelas bolinhas vermelhas, parecidas com espinhas que surgem após fazer a barba. Segundo a dermatologista, uma das maneiras de preveni-las, para quem usa lâmina, é barbear apenas no sentido em que os pelos crescem. Se o problema for mais grave, vale investir na depilação a laser. Mas o preço do tratamento é salgado e pouco recomendado para quem tem a pele morena.

download (2)

5-Evite produtos com álcool

Esse alerta vale para os homens que usam loção pós-barba – algumas contem álcool e podem não ser a melhor opção para prevenir a foliculite. “Fórmula que contenham essa substância podem trazer mais irritação para a pele, que em vez de acamá-la. Invista em versões com componentes próprios para acalmar e hidratar a pele”, explica a dermatologista.   

6-Hidratante

O hidratante para o homem deve ter uma formulação livre de óleo e os mais indicados são aqueles que contêm ureia na formulação. “Quem sofre com o ressecamento excessivo também deve evitar banhos demorados e a água muito quente que aumentam o problema”, diz Suzi.

images (2)

7-Protetor solar é indispensável

Segundo a dermatologista Suzi Rabelo, o protetor solar é um dos únicos itens obrigatórios na lista de produtos que o homem deve comprar e usar diariamente, faça chuva ou faça sol. “Protetor solar é um cuidado diário, e deve ser reaplicado durante a tarde e em todas as partes do corpo que ficarão expostas”, explica a especialista. Isso porque o protetor solar protege a pele da exposição à radiação solar.

Os raios ultravioletas são responsáveis por provocar queimaduras, acelerar o envelhecimento da pele e pela ocorrência de manchas e até doenças graves, como o câncer de pele. Quanto mais clara for a pele, maior é a chance de desenvolver lesões cancerígenas e maior deve ser a proteção à exposição solar. “Para os homens de pele branca, o fator de proteção solar do bloqueador deve ser no mínimo 30”, explica Suzi.

download (3)

 

Fonte: Minha Vida