Moda

Meia-calça: veja tendências e aprenda a ousar sem medo

Por Redação Doutíssima 12/06/2013

Meia-calça é um item indispensável para encarar o inverno sem sentir frio nem perder a elegância. Ela esconde algumas imperfeições, protege a pele, dá mais criatividade para os looks e ainda pode ser benéfica para a saúde.

 

Curiosidade sobre a meia-calça

Você já notou que algumas marcas identificam o tipo de meia (grossa, média, fina) com a inscrição denier? Essa medida determina a espessura do fio através de uma relação de peso e comprimento.

A referência é o fio da seda, que com 9000 m pesa apenas 1 grama. Essa taxa equivale a 1 denier. O comprimento nunca muda, sendo o peso a medida que varia entre os fios.

meia-calça

Meia-calça é curinga para incrementar o visual do dia a dia e também noturno. Foto: iStock, GettyImages

Sendo assim, quanto mais alto o denier de uma meia-calça, menos transparência ela vai ter em razão da densidade dos fios.

Meia-calça: básica e ousada

A história da meia-calça tem um toque de ousadia. Até o início dos anos 1920 as mulheres eram cobradas pela sociedade a esconder as pernas e os tornozelos debaixo da roupa, salvo nas práticas esportivas.

Assim, quando as barras das saias começaram a subir para a parte superior das canelas, a meia-calça era usada para disfarçar e aquecer as pernas nuas. As primeiras peças eram feitas de seda ou uma imitação sintética chamada de rayon. Hoje elas são feitas, na maioria das vezes, de nylon.

Atualmente, é possível encontrar meia-calça para todos os tipos e todos os gostos. Discretas, coloridas, estampadas, com tramas diferentes, as opções são inúmeras.

Meia-calça preta é básica, clássica, atemporal e indispensável. Se for para ter só uma, que seja essa. A versão mais fina e transparente é indicada para momentos ou ambientes formais. A bem grossa e de trama fechada fica perfeita em ocasiões despojadas.

 

Variações da meia-calça preta são sempre bem-vindas para deixar os looks ainda mais interessantes. Modelo retrô inspirado na época em que as meias tinham uma emenda na parte de trás, a versão com risca é muito charmosa.

Agora, se essa cor não faz seu tipo, não se preocupe. Dá pra aderir ao universo da meia-calça com praticamente qualquer cor que você puder imaginar. Tons sóbrios e escuros são mais fáceis de achar, como bordô, cinza, roxo, azul marinho e verde. Basta procurar nos lugares certos para encontrar também pink, amarelo, vermelho, ciano e muito mais.

Outra opção para sair da mesmice da meia-calça preta é optar pelas estampas e detalhes. Essas também são fáceis de achar em diversas opções que variam conforme as tendências para o ano. Todas essas citadas, em cores, padrões e densidade de fios combinam com uma infinidade de looks, basta usar a criatividade.

Por último, a meia-calça bem fina e tom de pele é uma ótima alternativa para quem quer esconder pequenas imperfeições da pele até no verão. Convenhamos que elas são dispensáveis, mas há quem não saia na rua mostrando as pernas sem nenhum tipo de cobertura mínima.

Esse tipo bem discreto é ideal para eventos formais, como casamentos e bailes. A meia-calça fininha no tom da sua pele não vai contrastar com um vestido delicado e festivo. No restante dos dias, deixe de lado porque ela dá uma cara envelhecida para produções casuais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!