Esporte

O que é melhor: correr ou caminhar?

Por Redação Doutíssima 12/06/2013

img_20080702_175701

Segundo uma pesquisa publicada em abril deste ano na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, da Associação Americana do Coração, caminhar e correr proporcionam aos seus praticantes os mesmos benefícios: diminuição do risco de hipertensão, diabetes e doença coronariana. Porém, existem diferenças entre as duas atividades.

Correr ou caminhar? Eis a questão!

Antes de tudo, veja quais são os principais benefícios dos dois para a sua saúde:

evite_o_inchaco_das_maos_na_hora_correr_ou_caminhar

1) Maior eficiência dos pulmões

Durantes estas atividades, as trocas gasosas dos pulmões aumentam. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia deles. Quando praticadas com frequência, estas atividades melhoram o folego e a respiração.

2) Distância da depressão

Tal qual outras atividades físicas, a corrida e a caminhada fazem com que o nosso corpo libere uma quantidade maior de endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

3) Proteção contra infartos e necroses

Durante estas duas atividades, os batimentos cardíacos aumentam, os vasos sanguíneos se dilatam, a circulação do sangue aumenta e, consequentemente, mais oxigênio é transportado pelo nosso corpo. Isso pode funcionar como prevenção ao entupimento das artérias e à falta de oxigenação dos órgãos, que são as causas do infarto e da necrose.

4) Redução do nível do colesterol

Outros benefícios são a diminuição da produção de gorduras ruins e o aumento da produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

Caminhada X Corrida

images

A caminhada ganha da corrida no quesito “impacto”, pois na primeira este risco é muito menor.

Os impactos da corrida podem causar lesões, principalmente nos joelhos, na coluna e no tendão de Aquiles. Além disso, a longo prazo, o excesso de impacto pode deixar os seios com a aparência de “caídos”, pois ele causa a distensão das fibras de colágeno do tecido mamário, responsáveis pela firmeza dos seios.

Já a corrida, ganha no quesito “queima de calorias”. Como na corrida o esforço é maior, a perda de calorias também é.

Importante!

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de sempre fazer um bom alongamento antes, tomar bastante água para não desidratar e se alimentar de forma leve e saudável (nunca faça exercícios em jejum!).

Considere também que, na dúvida entre correr ou caminhar, você pode optar pelo meio termo: caminhar rápido. Isso evita os riscos do impacto e também aumenta a perda de calorias 😉