Beleza > Maquiagem

5 Dicas para arrasar usando o batom matte

Por Redação Doutíssima 13/06/2013

batom com efeito matte[1]

Para quem ainda não conhece, o batom matte já foi um grande sucesso na década de 40 e nos últimos anos voltou a ser tendência. Por proporcionar um efeito opaco e sem brilho, ele deixa os lábios com um toque seco e aspecto aveludado, parecido com pétalas de uma rosa. Por isso, ele vem se firmando como uma alternativa da maquiagem clássica e que ultrapassa os limites de modismo.

montagem-de-boquinhas-de-batom-matte-1336092999948_615x300

A consistência especial do matte é adquirida durante o processo de fabricação, onde são retiradas todas as partículas e pigmentos de brilho, o que confere o efeito opaco do batom. Devido a isso o batom fica mais intenso e permanece nos lábios por mais tempo, pois os batons com brilho, como os cintilantes, duram menos tempo que os demais.

batmtt2

Mas apesar de ser constantemente visto nos lábios de celebridades, muitas mulheres ainda acham difícil usar o batom matte devido a sua textura seca. Por isso, aqui vão algumas dicas para não errar na hora de fazer a aplicação:

1. Deixe a boca hidratada. De preferência com um balm, que é mais leve.

2. Deixe o hidratante agir por 15 minutos e depois passe um lenço umedecido para retirar o excesso e garantir o efeito seco do batom.

3. Como ele tem uma textura mais seca, acaba deslizando menos nos lábios. Por isso, use um pincel chanfrando para fazer a aplicação, pois ele modera a quantidade de batom nos lábios.

4. Ao aplicar o produto, o movimento deve ser das extremidades para o centro da boca.

5. Quando for fazer o retoque, molhe a boca, passe um pouquinho de hidratante, tire o excesso e só então depois passe o batom novamente.

Fonte: Uol, Gloss