Dica do Dermatologista

Tudo o que você precisa saber sobre peeling

Por Redação Doutíssima 14/06/2013

images (15)

peeling é um procedimento indicado para  amenizar marcas e manchas na pele.Seu processo envolve a  remoção de  células mortas e prioriza  suavizar as alterações decorrentes do envelhecimento da pele, contribuindo em seu aspecto saudável e a  melhora da sua aparência.É um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele. Esta camada se regenera e recebe um novo aspecto,  devido às novas células que foram estimuladas a se reproduzir.

Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, todos os tipos de pele podem receber aplicações de peeling, porém, nem todos os tipos de pele podem receber qualquer tipo de peeling. Por esse motivo é importante consultar um especialista.

download (13)

Além disso, a pele deve estar preparada para receber o tratamento. “Em geral ela tem que estar bem higienizada e não apresentar nenhum processo inflamatório em atividade no momento do procedimento, como herpes ou psoríase, por exemplo”, explica o médico.

Níveis de peeling

Cada nível é utilizado para um tipo de tratamento

  • Muito superficial:, é indicado para peles sem brilho, secas, cansadas e maltratadas. Ajuda a remover manchas superficiais, descamações e aspereza, e deixa a pele mais macia e brilhante. .
  • Superficial: é indicado para peles com manchas superficiais, ásperas, rugas e acne ativa.
  • Médio: é indicado para peles com rugas, manchas, cicatrizes de acne, sulcos e marcas de expressão.
  • Profundo: é indicado para peles muito envelhecidas e com cicatrizes de acne muito profundas.

Peeling químico

é aquele que utiliza produtos químicos, normalmente ácidos (retinóico, glicólico, tricloroacético entre outros). Dentre as finalidades estão as correções ou atenuações de marcas, manchas, linhas e rugas, além de proporcionar uma melhor qualidade da pele num âmbito geral.

Peeling físico ou dermoabrasivo

utiliza lixamentos e abrasões na pele com técnicas de esfoliação manual ou com aparelhos. A finalidade primordial é a retirada superficial de pele que, devido à rápida capacidade de reprodução, logo se regenera, ganhando novo aspecto, visual mais viçoso e rejuvenescido. “Normalmente esses peelings não atingem camadas mais profundas. Portanto, são indicados para a maioria dos tipos de pele, exceto as de fototipos ( cor da pele) mais altos (muito morenas e negras), que sempre necessitam de uma avaliação mais criteriosa”, explica Dr. Fernando. A quantidade de sessões varia de caso para caso, assim como os custos.

download (12)

Peeling biológico ou enzimático

esse peeling faz uso de enzimas que removem as camadas mais superficiais da pele, promovendo um processo de renovação celular e um aspecto mais jovial e sem manchas. “Por se tratarem de peelings mais superficiais, não há contraindicações absolutas”, lembra o dermatologista. São necessárias em torno de 10 sessões quinzenais ou mensais.

Peeling vegetal

Também chamado de gommage, corresponde a uma espécie de látex que, após um breve período de repouso, forma grumos sobre a pele. Durante a massagem esfoliante o produto retira as células mortas do extrato córneo (superfície da pele), deixando-a limpa e macia. Como o procedimento é mais superficial, normalmente não há contraindicações.

Peeling a laser

classificado de médio a profundo, atualmente o laser de CO2 fracionado tem despertado muito interesse da população. Segundo Dr. Fernando, ele associa técnicas inovadoras e propicia uma rápida recuperação com respostas significativas, como rejuvenescimento, retirada de manchas e minimização de cicatrizes (depressões de acne), além de uma melhora evidente na flacidez facial. O procedimento também é indicado para cicatrizes e manchas residuais corporais e estrias.

images (14)

Deve-se evitar exposição solar nas primeiras semanas pós-peeling e procurar tratamentos dermatológicos que possam manter os resultados.

Fonte: Minha vida e terra