Esporte

Aprenda autodefesa por meio do Krav Magá

Por Redação Doutíssima 16/06/2013

Extraída de: Em.com.br

Diferentemente do Boxe, Muay Thai, Kung Fu, Jiu Jitsu, Judô, dentre outras, o Krav Magá não é uma luta e nem uma arte marcial. Desenvolvida para o exército de Israel, país em constante conflito devido às relações nada amistosas com seus vizinhos, o Krav Magá contém um conjunto de técnicas e ensinamentos com foco na defesa pessoal. É utilizada hoje por forças de elite e polícias do mundo inteiro, porém seu uso pela população civil foi disseminado e é possível fazer aulas em academias.

A idéia é que o Krav Magá possa ser aplicado por pessoas de qualquer idade, sexo ou porte físico, contra qualquer tipo de oponente, mesmo que haja uma brutal desvantagem em termos de força física, por exemplo. Isso torna o Krav Magá especialmente útil para mulheres, uma vez que seus oponentes tendem a ser homens em situações reais. Enquanto nas lutas em geral se aprende a buscar um ritmo de luta que permita acertar o adversário, mas ao mesmo tempo não cansar para poder aguentar até o fim, o Krav Magá prega uma ação mais simples, direta e imediata: o oponente deve ser nocauteado rapidamente e se possível, com apenas um golpe. Para isso, é necessário aprender a sair de situações como puxadas de cabelo e chaves de braço, desenvolver reflexos, bem como conhecer pontos fracos e sensíveis do oponente que quando acertados o deixarão fora de combate. Esses pontos podem ser os olhos, órgãos genitais, certos pontos da garganta, etc.

Extraída de: Clube Israelita Brasileiro (CIB)

Além de ataques certeiros, as aulas de Krav Magá também ensinam a prevenir situações de risco e a capacidade de avaliação: revidar ou correr? Caso a opção seja por revidar, então se tem todo um conjunto de ações possíveis. Por conta de todos esses princípios, o Krav Magá também aumenta a confiança do praticante.

Além de aprender a se defender de situações de risco, algo bastante útil considerando a violência de hoje em dia, o treino de Krav Magá também é excelente para ganho de resistência, força, flexibilidade e queima de calorias, pois antes da prática em si, é feito todo um trabalho aeróbico.

E então, quer se sentir mais segura? Por que não experimentar um pouco da arte de defesa do exército de Israel?

Fontes:

Em.com.br

Bolsa de Mulher

Enhanced by Zemanta