Filhos

Como lidar com as cólicas do bebê

Por Redação Doutíssima 17/06/2013

images

Cólicas incomodam todo mundo, até mesmo os bebês! Diagnosticá-las e saber como lidar com elas é importantíssimo para garantir o bem-estar e a comodidade dos pequenos. Descubra agora mesmo como ajudar o seu pequeno a lutar contra as cólicas.

bebe-chorando

O bebê começa a chorar e o choro aumenta, é estridente. E mais: geralmente acontece no mesmo período do dia. Os pais se desesperam. O que fazer? Fralda verificada, mamadas em ordem e o bebê não tem febre. Mas ele ainda chora. Você já pensou que pode ser cólica? A cólica é comum nos primeiros meses do bebê. Confira algumas dicas para lidar com este incômodo.

  • MassagensColoque o bebê de bruços sobre a sua barriga. A posição e o contato físico podem aliviar as dores dele. Com as mãos em forma de concha, faça movimentos circulares na barriguinha do bebê. Outra dica é colocá-lo deitado e dobrar seus joelhos até que as coxas toquem a barriga.
  • CompressasUse uma bolsa de água morna sobre a barriga do bebê. Verifique bem a temperatura da bolsa para não causar queimaduras. Esta compressa ativa a circulação diminuindo assim o incômodo causado pela cólica.
  • Alimentação – A alimentação da mãe pode contribuir para as cólicas nos bebês. Laticínios, cafeína e alimentos industrializados podem ser os vilões. Evite-os nos primeiros meses de vida do seu bebê.
  • Medicação –  Tenha em mente que existem medicamentos que tratam as cólicas dos bebês. Se você já tentou de tudo sem sucesso, procure um pediatra.

Lembre-se sempre que nos primeiros meses de vida o organismo do bebê ainda está em adaptação. Por isso, tenha cautela no uso de chás. E o mais importante: não entre em pânico! Bebês são muito sensíveis e o seu desespero pode piorar ainda mais a situação. Respire fundo e coloque as dicas em prática!

Fonte: Guia do bebê e Revista Crescer