Especialidades

Como saber se você tem alergia?

Por Redação Doutíssima 17/06/2013

images (4)

Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico.

Como as substâncias que produzem esta resposta imunitária são variadas, há também um grande número de alergias: a alguns alimentos, ao pólen, a certos medicamentos, etc.

Principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade

  • Ácaros e baratas
  • Mofo (fungos)
  • epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães)
  • Esporos de fungos e pólens de flores
  • Alimentos
  • Medicamentos.

Como surge a alergia?

Existe um fator hereditário na Alergia, filhos de pais alérgicos têm mais probabilidade de serem alérgicos do que filhos de pais não alérgicos. Isso não significa que pais alérgicos terão obrigatoriamente filhos com alergia e nem que na ausência de alergia nos pais, não há possibilidade do filho ter alergia.

Do ponto de vista estatístico, sabe-se que:

– Quando ambos os pais são alérgicos, cerca de 50% dos filhos poderão herdar a alergia.
– Se um dos pais é alérgico, a possibilidade cai para cerca de 30%.
– Se nenhum dos pais é alérgico, ainda há cerca de 10 a 20% de chances de filhos alérgicos.

Entretanto, a forma que cada pessoa demonstra sua alergia é individual, variando desde formas leves, localizadas e discretas; até quadros graves e sistêmicos. Doenças alérgicas não são localizadas em determinado setor do corpo, mas podem afetar todo o organismo.

rinite

Os problemas que você pode ter se for alérgico

  • Algumas pessoas sofrem de problemas nasais: espirram, têm comichão no nariz e este pinga ou está entupido. Geralmente é o que acontece quando se tem febre dos fenos.
  • Outras pessoas têm olhos vermelhos ou lacrimejantes, com uma sensação de ardor.
  • Outros notam que têm dificuldade em respirar; têm asma alérgica.
  • Também há pessoas que têm comichão e eczemas na pele. Quando uma substância entra em contacto com a pele, falamos de uma alergia de contacto, mas os eczemas na pele também podem derivar de uma alergia alimentar.
  • Algumas pessoas têm sintomas que incluem vómitos e diarreia.
  • Muito raras, mas muito perigosas, são as reacções anafiláticas: Neste caso, os mastócitos não danificam um órgão mas o organismo inteiro. A pressão sanguínea baixa repentinamente e o doente perde a consciência. Esta é uma situação que põe a vida em risco! Ocorre sobretudo em pessoas com alergia a certos alimentos, borracha ou picadas de insecto.

Quando começam os sintomas

Depende das substâncias a que é alérgico

  • Numa alergia ao pólen, os sintomas ocorrem apenas quando existe pólen no ar. Normalmente, são causados pelas árvores no início da Primavera, pela relva no fim da Primavera e Verão e ervas e terra no fim do Verão.
  • Alergias a animais e pós domésticos podem causar sintomas durante o ano inteiro, pelo menos se entrar em contacto com estas substâncias. Contudo, as queixas são mais comuns no Inverno, pois no Verão passamos mais tempo fora de casa e os nossos lares estão mais ventilados.
  • Alergias alimentares podem também causar problemas o ano inteiro, embora alguns alimentos sejam ingeridos mais abundantemente numa estação particular (por exemplo, frutas de Verão).
  • Os insectos são, claro, mais problemáticos no Verão que no Inverno.

Como saber se você é alérgico?

O seu médico deve determinar exatamente o que e a que você é alérgico  e quão grave são suas alergias. Testes de alergia é uma ferramenta importante o seu médico usa para identificar as substâncias específicas que estão causando seus problemas. Estes podem incluir pelos de animais, idade, pólen, os ácaros da poeira, restos de barata, picadas de abelhas e até mesmo certos alimentos.

images (5)

Existem dois tipos básicos de testes

Teste de alergia cutânea

Os testes cutâneos envolvem a introdução de uma pequena quantidade de um extracto de alergénio padronizado na camada superior da pele, habitualmente no antebraço. A resultante libertação de mediadores provoca uma pápula característica e uma reação cutânea no doente sensibilizado. O tamanho da pápula é avaliado pelo médico para determinar se o doente é alérgico ou não.

Exame de sangue

Para uma análise de alergia no sangue, uma amostra do sangue do doente é levada para o laboratório. O médico examina os resultados do teste para determinar se o doente é alérgico.

Tratamento de Alergia

É importante procurar um médico especialista, que irá pesquisar as causas da alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença.

Fontes: Minha vida e Wikipédia


Sites parceiros