[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Dor na penetração? Descubra se isso é normal na relação

Por Redação Doutíssima 17/06/2013

Muitas mulheres sentem dor na penetração, mas isso não significa que seja algo normal. Na maioria das vezes, ela está ligada à falta de lubrificação e excitação durante o sexo. Algumas mudanças na hora das preliminares podem bastar para diminui-la. Quando o problema não é resolvido, é possível que seja necessário consultar um médico.

 

Por que há dor na penetração?

Sentir dor durante ou após o sexo é conhecido como dispareunia. De acordo com um levantamento publicado no Journal of Sexual Medicine, 30% das mulheres relataram dor durante seu último encontro sexual.

penetracao

Dor durante o sexo pode estar relacionada à falta de lubrificação e causa ansiedade na mulher. Foto: iStock

Porém, só porque é comum não significa que está tudo bem, já que isso pode ocasionar problemas de relacionamento, bem como a privação de todos os benefícios do sexo.

 

Algumas doenças de pele e infecções de herpes, muitas vezes, estão por trás desse problema. Além disso, ele pode estar associado a outras complicações saúde, como endometriose ou doença inflamatória pélvica.

 

Em mulheres mais velhas, particularmente na pós-menopausa, a vagina é capaz de ficar seca e inflamada devido a uma falta de estrogênio – hormônio que ajuda a umedecê-la. Uma outra causa comum de vagina seca é a falta de excitação. A idade aqui também pode contribuir, já que à medida que envelhece, a mulher leva mais tempo para ficar fisicamente excitada.

 

Além disso, a falta de preliminares suficientes antes da penetração é capaz de tornar o sexo doloroso – muitas mulheres, inclusive, acabam evitando o sexo completamente nessas circunstâncias. É importante saber também que a dispareunia não se limita a incômodos físicos.

 

Ela também pode desencadear ansiedade de desempenho ou problemas de excitação futuros em certas mulheres. Muitas acabam se preocupando se a dor voltará, e isso é capaz de diminuir a lubrificação ou causar a contração involuntária dos músculos vaginais – um problema conhecido como vaginismo. 

 

Como evitar dor na penetração

Se você tiver dor durante as relações sexuais, é importante consultar um profissional de saúde para definir a origem do problema. No entanto, existem algumas medidas de autoajuda capazes de aliviar a dor durante o sexo. Conheça-as.

 

1. Use um lubrificante

penetracao

Uma forma de evitar que a mulher sinta dor durante o sexo é usar um produto lubrificante. Foto: Shutterstock

Os lubrificantes podem tornar a penetração mais fácil e evitar qualquer tipo de dor durante a entrada do pênis na vagina.

 

2. Tenha tempo para o sexo

penetracao

O tempo livre para o sexo possibilita que os parceiros fiquem estimulados naturalmente. Foto: Shutterstock

Separe um tempo em que nem você nem seu parceiro estejam cansados ou ansiosos. Assim é possível construir a excitação aos poucos, o que facilita a lubrificação natural.

 

3. Fale com seu parceiro

penetracao

Se você sentir dor durante o sexo, o melhor é explicar o problema para o parceiro. Foto: Shutterstock

Diga ao seu parceiro onde e quando você sente dor, bem como quais atividades você acha agradáveis ou desagradáveis.

 

4. Tente atividades sexuais que não causam dor

penetracao

A masturbação mútua pode ser uma alternativa prazerosa para a mulher não sentir dor. Foto: Shutterstock

Por exemplo, se a relação sexual é dolorosa, você e seu parceiro podem querer se concentrar em sexo oral ou masturbação mútua.

 

5. Tente medidas para aliviar a dor antes do sexo

penetracao

Um banho quente antes do sexo pode fazer a mulher ficar relaxada para o momento a dois. Foto: Shutterstock

Esvazie a bexiga, tome um banho quente ou até mesmo um analgésico antes da relação sexual.

 

6. Após o sexo

penetracao

Para evitar a dor após o sexo, envolver gelo em uma toalha e aplicar na vulva é uma opção. Foto: Shutterstock

Para aliviar a queimação após a relação sexual, aplique gelo envolto em uma
toalha pequena e coloque na vulva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]