Estética > Pele

Como diferentes tipos de argila podem beneficiar a sua pele

Por Redação Doutíssima 17/06/2013

Para cuidar da pele você não precisa de cremes caros. Um segredo antigo para cuidar dela é usar a argila em forma de máscaras de beleza. Há vários tipos e misturas disponíveis, só é preciso encontrar aquele que se adapta melhor a você. 

argila

A máscara de argila pode trazer inúmeros benefícios à derme. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de argila para a pele

A máscara de argila é conhecida por sua capacidade de absorver as impurezas e ajudar a curar a pele. Mas ela também beneficia o seu corpo, ajudando a expulsar toxinas, aumentando a imunidade e reduzindo a inflamação, de acordo com um estudo da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos.

Você já deve ter notado que essas máscaras aparecem em uma infinidade de cores, cada uma delas com propriedades específicas e diferentes. Que tal esclarecer essa confusão e conhecê-las a fundo? Confira os principais tipos.

  • Verde

Ela possui cerca de 50% de sílica e 14% de alumínio. É ligeiramente alcalina. Tem propriedades anti-inflamatórias muito fortes e, se usada externamente, é altamente absorvente, o que a torna particularmente adequada para o tratamento de acne e eczema.

  • Branca

Possui uma elevada porcentagem de sílica – cerca de 48% – e alumínio – cerca de 36% ou mais -, o que a torna branca. É uma boa opção para a cicatrização de feridas, redução de inflamação e proteção do muco.  Ela também purifica a pele e fecha os poros dilatados. Pode ser utilizada para a pele seca e com descamação, especialmente sobre os calcanhares.

  • Vermelha

Rica em ferro e pobre em alumínio, a cor vermelha é causada pela presença do primeiro. Essa argila foi usada pelos romanos antigos para tratar dores nas articulações, como medicação para feridas de cavalo e para proteção contra infecções e doenças. Hoje é usada muito em cosméticos, máscaras e cremes.

  • Amarela

A cor amarela é causada pela presença de ferro e de cobre. Com isso, ela retarda o envelhecimento da pele, nutrindo os tecidos sem ressecá-los.  Ela também contém dióxido de silício, que atua na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo.

  • Cinza

Contendo 60% ​​de sílica e 20% de alumínio, esse produto tem boas ações anti-inflamatórias e antiácidas e pode ser usado em todos os tipos de pele.

Como fazer uma máscara de beleza

Você pode comprar sua argila em casa de produtos naturais. Para preparar a máscara use um recipiente feito de vidro, porcelana ou madeira, mas nunca de metal. Coloque um pouco de água na tigela e polvilhe o pó da argila até obter uma pasta homogênea, não muito concentrada. Aplique no rosto e deixe agir até que ela seque completamente.

Como ocorre com os remédios naturais, muitas vezes eles ajudam diretamente a reconstruir o organismo ou a eliminar substâncias que prejudicam o corpo. Porém, há sempre a possibilidade de reações desagradáveis. Ou seja, vale a pena ficar de olho e acionar ajuda médica em caso de problemas.

E aí, aprendeu a diferença entre os diferentes tipos de argila? Agora você já pode fazer o tratamento na sua própria casa. Depois nos conte como foi.