Beleza > Maquiagem

Maquiagem: descubra qual a sombra mais adequada para você

Por Redação Doutíssima 18/06/2013

Um dos grandes segredos para uma bela maquiagem está no acabamento. A consistência dos cosméticos é o que vai dar o tom à maquiagem, que pode ser glamourosa, clean, básica ou chamativa. Tudo depende do que você quer. Isso também vale para a sombra, que traz composições variadas para atender aos diferentes estilos.

Já faz tempo que a versão em pó deixou de ser a única opção disponível para um olhar fatal. Atualmente, há novas texturas que podem proporcionar um brilho mais leve e cremoso ou até um efeito translúcido. Para isso, basta saber escolher o cosmético adequado, de acordo com o resultado que você espera.

sombra-doutissima-shutterstock

Os tons próximos ao preto são sempre boa alternativa para marcar o olhar. Foto: Shutterstock

Conheça 5 tipos de sombra

Para descobrir qual é a sombra ideal para você, vale a pena conhecer as principais opções disponiíveis atualmente. Confira cinco delas:

Em pó

Clássica, a sombra em pó possui uma fórmula leve e fácil de aplicar. Sua maior vantagem é garantir uma cor intensa, ideal para destacar os olhos na maquiagem. Para uma balada noturna, certamente é a melhor opção, também pela durabilidade.

Só devem tomar cuidado as meninas que usam lentes de contato ou que tenham tendência à irritação nos olhos. Se o pigmento cair dentro do olho, pode ocasionar desconforto.

Líquida

As sombras líquidas, em sua maioria, são à prova d’água – um ponto positivo no verão. Elas também garantem um efeito mais translúcido. Mas é necessário ter cuidado na aplicação, para que o produto não fique acumulado em excesso entre as dobras das pálpebras.  

Cremosa

Conforme o próprio nome indica, esse tipo de sombra tem composição cremosa. Assim, ela desliza com facilidade sobre a pálpebra, possui secagem rápida e garante um acabamento mais encorpado no olho. A desvantagem é que pode derreter com facilidade, por isso não é ideal para dias quentes.

Compacta

A sombra compacta tem como principal vantagem um acabamento mais aveludado, que não borra com facilidade. Por não ficar tão intensa no olho, a cor garante um aspecto mais natural. Ela também ganha pontos no quesito durabilidade e, portanto, pode ser usada para festas noturnas.

Em bastão

A sombra em bastão é perfeita para garantir uma cor mais cintilante ao olho, especialmente quando você quer deixar a região próxima aos cílios mais marcada. Pode ser uma boa aliada no dia a dia e à noite.  

Dicas para usar sombra

Outro grande truque para aprimorar sua make é saber a forma correta de aplicar a sombra. Cada produto demanda um cuidado especial na aplicação. A versão em pó, por exemplo, deve ser preferencialmente utilizada com auxílio de um pincel, através de leves batidinhas. O mesmo vale para a compacta.

Já as versões líquidas, em creme ou bastão precisam ser aplicadas apenas com as pontas dos dedos, também através de leves batidinhas. Isso ajuda a assegurar aquele aspecto mais suave e aveludado na make. Assim, você pode conquistar um visual lindo e com um acabamento perfeito, sem imprevistos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!