Clínica Geral > Saúde

Aspecto da urina pode revelar muito sobre a sua saúde

Por Redação Doutíssima 18/06/2013

Você já parou para observar a sua urina? A pergunta pode parecer estranha, mas também revelar mais da sua saúde do que você imagina. Não é à toa que um simples exame da substância pode ajudar a avaliar a presença de doenças diversas.

urina

Segurar a vontade de ir no banheiro pode não ser uma boa ideia. Foto: iStock, Getty Images

Urina e saúde

A urina é parte fundamental do processo de eliminação de toxinas. Ela ajuda a remover do corpo líquido extra e resíduos solúveis em água dos rins. Quando você nota que ela mudou de cor ou há um odor estranho, a causa pode estar naquilo que foi comido no jantar, mas também pode indicar uma doença mais grave, como infecção ou câncer.

Segundo um estudo publicado na revista médica PLOS One, há 3.100 produtos químicos no xixi capazes de ajudar nutricionistas a entenderem melhor a dieta de uma pessoa e médicos a ter mais clareza em diagnósticos de certas enfermidades.

Normalmente, ela deve ter cor de palha pálida ou amarela clara. Muitas pessoas não percebem, mas quando estão bem hidratadas a cor da urina se aproxima bastante à da água. O tom amarelado provém de um pigmento cuja liberação depende do trabalho dos rins.

A urina saudável também tem um odor bem leve. Notando cheiro forte ou cor amarela escura, marrom ou vermelha, vale ter atenção. Em alguns casos isso pode significar que existe uma condição médica subjacente que precisa ser tratada.

Como identificar possíveis problemas

Antes de puxar a descarga, procure verificar o estado do seu xixi. Veja o que checar:

  • Alterações de cor

A urina obtém sua cor amarela a partir de um pigmento chamado urobilina. Ela varia de amarelo pálido ao âmbar escuro, dependendo da concentração. A cor escura geralmente é sinal de que você não está bebendo bastante líquido. Já o xixi completamente claro mostra que você está bebendo muita água.

Vale saber que ela pode se transformar em um arco-íris de cores e um tom incomum não é necessariamente motivo de preocupação. É possível que seja em razão de medicamentos, alimentos e vitaminas, por exemplo.

A cor vermelha é a que exige maior atenção, porque pode ser sinal de sangue – que por sua vez muitas vezes é algo sério como infecção ou câncer, merecendo visita ao médico.

  • Mudanças no odor

Normalmente, a urina não tem um cheiro muito forte. Se você sentir algo particularmente pungente, é possível que seja infecção ou cálculos urinários – que criam odor de amoníaco. Diabéticos podem notar que ela cheira doce por causa do excesso de açúcar.  Certos alimentos também podem alterar o odor, como ocorre com o aspargo.

  • Frequência

A maioria das pessoas vai ao banheiro cerca de seis a oito vezes por dia, mas isso depende da quantidade de líquido que você bebe. Se está constantemente sentindo o desejo de ir e não é porque está bebendo líquido extra, pode ser um problema de bexiga hiperativa, infecção do trato urinário, cistite intersticial, doenças neurológicas ou diabetes.

E aí, já conferiu as características da sua urina? Pode ajudar você a conhecer melhor a sua saúde.