Estética

Confira 5 dicas que ajuda a combater o envelhecimento

Por Redação Doutíssima 19/06/2013

É inevitável. A cada ano que passa, ficamos mais velhos. Por um tempo, as mudanças não são tão visíveis, mas eventualmente as rugas, cabelos brancos e dores que antes não existiam começam a aparecer. Entretanto, mesmo que não seja possível evitar o envelhecimento, alguns hábitos podem retardar o processo e até mesmo garantir que a idade chegue sem interferir bruscamente na qualidade de vida.

envelhecimento-doutissima-shutterstock

As rugas no rosto estão entre os primeiros indícios do envelhecimento. Foto: Shutterstock

Causas do envelhecimento

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele é o órgão que mais sofre os efeitos da passagem do tempo. Os principais vilões do envelhecimento precoce são o excesso de exposição ao sol sem proteção, o hábito de fumar, pouco consumo de água, a má alimentação e a privação de sono.

Tais fatores são capazes de aumentar a oxidação celular, o que consequentemente leva o organismo à degradação de colágeno, desidratação e formação de rugas. Além disso, o aumento de peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também envelhecem a pele precocemente.  

O processo do envelhecimento está associado fisiologicamente à perda de tecido fibroso, à lenta renovação celular e à redução das redes vascular e glandular. A genética e o estilo de vida de uma pessoa podem interferir nas funções fisiológicas normais da pele, com diminuição de 50% de sua eficácia até a chegada da meia-idade.

Mas, apesar dos maus hábitos contribuírem com o envelhecimento, a genética também é responsável pela degradação do corpo e da pele. Com o passar do tempo, as células perdem sua capacidade de replicação. Conforme isso acontece, os sinais de deterioração relacionados à idade começam a surgir, como os cabelos brancos e as dores, por exemplo.

5 hábitos para ser jovem por mais tempo

Para aqueles que querem driblar os efeitos do envelhecimento e manter a saúde na terceira idade, a principal dica é começar os cuidados o quanto antes. Não sabe por onde iniciar Confira cinco dicas que podem ajudar:

  1. Cuide da pele

Mesmo que o dia esteja nublado, o uso do filtro solar com FPS 30 ou superior é essencial para preservar a pele dos danos gerados pela exposição aos raios ultravioleta. Limpe a pele diariamente, preferencialmente pela manhã e à noite. Os resíduos de suor, poluição e maquiagem causam a obstrução dos poros e o surgimento de rugas.

  1. Hidrate o corpo

Para manter a pele hidratada, beba no mínimo dois litros de água por dia. O consumo de água facilita a eliminação de toxinas responsáveis pelo envelhecimento da pele, além de hidratar todo o organismo.

  1. Adote uma dieta balanceada

Os antioxidantes são poderosos agentes contra os sinais da idade. Alguns dos principais deles são o selênio, encontrado na castanha-do-Pará, o licopeno, presente no tomate, na melancia e na goiaba, além da vitamina C das frutas cítricas e a vitamina E dos óleos vegetais.

A carne de fígado, a cenoura e o leite também são fonte de antioxidantes da vitamina A, além dos chás verde, branco e vermelho. Os alimentos ricos na substância combatem a oxidação celular e preservam as células produtoras de colágeno.

  1. Não fume

O tabaco e outros elementos presentes no cigarro aceleram o envelhecimento da pele, uma vez que favorecem o surgimento de rugas, além de tirar o brilho e viscosidade do tecido. O hábito de fumar também provoca distúrbios no metabolismo.

  1. Durma bem

É visível a aparência cansada e envelhecida de quem não dormiu bem na noite anterior ou por mais tempo. A privação do sono também causa distúrbios no metabolismo, o que provoca olheiras e perda do colágeno da pele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!