Nutrição

Qual a diferença entre veganos, ovo-lacto e vegetariano?

Por Redação Doutíssima 19/06/2013

O-que-é-ser-vegetariano_285x270

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boipeixefrutos do marperu, porcocarneiro,frango e qualquer ave, etc), bem como alimentos ou produtos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e  ovos. . O vegetarianismo exclui da dieta todo e qualquer consumo de alimentos ou sub produtos derivados de origem animal, incluindo ovoslaticínios (leite, queijo, manteiga) e mel.

Veja a diferença de 3 tipos:

Veganos

Não consomem produtos de origem animal. Também conhecido como “vegetarianos radicais”, ou pelo termo inglês vegan.
Este grupo exclui a carne de animais (carne vermelha, aves, peixe) e também produtos animais (ovos e lacticínios). Exclui ainda o mel e a gelatina, o uso de produtos de origem animal (couro, seda, lã, lanolina), os produtos testados em animais e os espetáculos onde a exploração animal é motivo de entretenimento (circo, touradas, etc.).
O veganismo vai, pois, além da alimentação (os que excluem todos os produtos derivados de animal só da alimentação são, por vezes, designados de vegetarianos puros) e pode ser definido como uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do prático, todas as formas de exploração e tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário e com qualquer outro fim.
O repúdio às práticas cruéis inerentes à produção de lacticínios e à criação de animais e aves é, provavelmente, a razão mais comum para a adopção do veganismo.
Os veganos não querem apoiar a indústria da carne. Por isso recusam-se a comer ovos ou lacticínios. Muitas pessoas não comem esses produtos também por causa das condições em que são produzidos.

images (18)

Ovo-lacto-vegetarianos

Comem lacticínios e ovos, além dos produtos de origem vegetal.

images (17)

Vegetarianos

Também conhecidos como “vegetarianos puros”, os vegetarianos são aqueles que excluem apenas da sua alimentação todos os ingredientes de origem animal (ovos, lacticínios, mel, gelatina, etc.). Geralmente são pessoas que pretendem tornar-se veganas, mas que ainda consideram não ter as condições que lhe permitam também excluir produtos animais da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes e de muitos outros aspectos da sua vida diária. Alguns dos argumentos usados para excluir os produtos animais apenas da alimentação são o fato de alguns produtos veganos serem mais caros e ainda um pouco difíceis de encontrar. Há ainda quem seja vegetariano puro apenas por motivos de saúde.

images (19)

Fonte: Centro vegetariano.org