Clínica Geral > Filhos > Saúde

Como prevenir a morte súbita de bebês

Por Redação Doutíssima 20/06/2013

morte subita de bebes

Como o próprio nome sugere, a síndrome da morte súbita do bebê, às vezes chamado de morte no berço, se refere à morte inesperada de um bebê. Ocorre geralmente durante o sono: a criança saudável adormece e para de respirar sem causa médica aparente. A síndrome da morte súbita do bebê atinge um pouco menos de um bebê em 1000.

Nós não sabemos suas causas, embora estudos recentes sugerem que o papel seja de um neurotransmissor serotonina. Existem algumas medidas preventivas que reduzem efetivamente o risco de síndrome da morte súbita em lactentes.

Idade: a síndrome da morte súbita do lactente ocorre antes de um ano, geralmente entre 2 e 4 meses.

 

Como diagnosticar?

Não há sinais, sem sintomas, sem exame ou sem diagnóstico para prever a síndrome da morte súbita do lactente.

 

Cuidados e dicas

morte subita dormir costas

– Deite o bebê de costas, seja durante a noite ou para uma soneca. A incidência da síndrome de morte súbita em crianças diminuiu esmagadoramente onde pais cumpriram este requisito. Quando a criança é capaz de retornar, por si só (geralmente em uma idade em que o risco de morte súbita do lactente é muito menor), já não é necessário forçá-lo a dormir de costas. Se seu bebê sofre de refluxo gastro-esofágico ou malformação das vias aéreas, consulte seu médico para saber qual a posição para dormir.

– Coloque-o para dormir em um colchão firme e liso. Use um lençol e uma única cobertura (fixa firmemente no pé da cama). Não coloque travesseiros ou colchas em sua cama.

 

Monitores de som ou respiratórios são úteis?

As autoridades médicas, como Health Canada e da Sociedade de Pediatria do Canadá, acreditam que os diferentes sistemas de monitoramento para prevenir a síndrome da morte súbita do lactente não provaram a sua eficácia. Além disso, a maioria deles tendem a aumentar a ansiedade dos pais! Na verdade, o alarme irá disparar muitas vezes por nada, e não necessariamente em uma respiração real.

 

Como evitar a morte súbita de bebês?

– Evitar o excesso de cobertura ou de superaquecimento do quarto. Mantenha o quarto em uma temperatura confortável (20 ° C ou 21 ° C (68 ° F ou 70 ° F)).

– Não fume. Parece que o risco de síndrome da morte súbita em bebês é maior no caso de crianças cujas mães fumaram durante a gravidez ou no caso de crianças expostas ao fumo passivo durante o primeiro mês de vida.

– Dê-lhe uma chupeta. Chupeta está associada com um risco reduzido da síndrome da morte súbita em lactentes. Dê a ele antes de dormir, mas se ele a rejeita, não force-o a usar. Recomenda-se esperar um mês antes de oferecer a chupeta para a criança amamentada.

morte subita amamentar

– Amamentar, se puder. O aleitamento materno pode proteger contra a síndrome da morte súbita infantil em crianças. A Sociedade Canadense de Pediatria recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida do bebê.

 

Fonte: Naître et grandir