Moda

Saiba como usar preto e ficar na moda

Por Redação Doutíssima 21/06/2013

Básico e curinga para qualquer produção, o preto é democrático e versátil. Tenha algumas peças na cor e o seu armário vai se transformar em um mar de opções. Afinal, o pretinho básico combina com tudo.

Mas essas peças de roupa podem ir além, já que um estudo indica que elas são capazes de fazer você parecer mais atraente, inteligente e confiante. A cor é uma aposta que nunca sai de moda.

Preto é sempre tendência

Basta acompanhar os principais desfiles de moda e você sempre verá que os estilistas apostam em uma peça preta. Isso porque a cor é atemporal e versátil. Quem adquire uma roupa nessa cor poderá usá-la por muito tempo e em diferentes ocasiões.

Mas não é só isso. Um estudo feito pela varejista buytshirtsonline.co.uk, do Reino Unido, analisou mais de mil pessoas para encontrar quais as cores mais associadas a determinadas qualidades.  A cor preta saiu na frente em cada uma das categorias positivas e não foi associada a termos de qualidades negativas.

Realmente, 66% das mulheres disse que essa era a cor mais atraente em um homem. Da mesma forma, 46% dos homens também preferiram roupas pretas em mulheres. As pessoas indicaram que essa cor está relacionada a confiança, inteligência e sensualidade.

Não é à toa que ela é sempre tendência nas passarelas. Na Semana de Moda de Outono de Nova York, as peças pretas figuraram com bastante destaque. Vera Wang, Thom Browne e Alexandre Plokhov apostaram em looks total black.

Conforme especialistas em moda, os estilistas têm ido em direção ao monocromático para dar viabilidade comercial às passarelas. Uma das grandes apostas na cor são os vestidos de alças feitos em seda, semelhantes a anáguas. Esse é o modelo mais quente do momento e que você deve ter sempre no seu guarda-roupa.

vestido preto de Thaila Ayala

Um vestido pretinho nada básico foi a aposta de Thaila Ayala para o seu aniversário. Foto: iStock, Getty Images

Como usar roupa preta com estilo

Embora possa parecer fácil vestir um look todo preto, existem algumas regras a se ter em mente para que ele possa valorizar sua aparência. Veja algumas dicas que podem ajudar.

  • Varie tecidos e texturas: você pode valorizar seu look usando diferentes tecidos no lugar de uma roupa toda preta de algodão
  • Certifique-se de escolher o tecido certo: um vestido preto de lã vai ficar fabuloso no inverno, mas inapropriado para a primavera ou verão. Seda e linho são perfeitos para tirar o peso da cor durante os meses mais quentes
  • Abuse nos acessórios: quando usar cores escuras, procure usar joias coloridas ou uma combinação de acessórios. Não se esqueça de complementar com um sapato com texturas e cores diferentes, para deixar o look moderno e divertido
  • Capriche no batom: para o dia use uma combinação com um batom rosa claro e para a noite você pode abusar de um vermelho poderoso.

E você, como faz para deixar o look total black ainda mais poderoso? Deixe o seu comentário ou aproveite para discutir no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!