Nutrição

Foco na alimentação: aprenda a fazer 4 sanduíches saudáveis

Por Redação Doutíssima 24/06/2013

Cultivar uma alimentação equilibrada é imprescindível para que você mantenha um corpo saudável e com energia, principalmente no verão, em que as pessoas costumam ficar indispostas devido ao calor. Se você se identificou, saiba que os sanduíches naturais são ótimas opções para a época mais quente do ano.

Além de saudáveis, eles são lanches leves – perfeitos para aqueles dias em que o calor faz com que você não tenha vontade de comer alimentos quentes e pesados. Por isso, confira quatro opções de sanduíches práticos e deliciosos e saiba como ter uma dieta equilibrada.

alimentação-doutissima-shutterstock

O sanduíche é uma ótima pedida para os lanches. Foto: Shutterstock

Como manter uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada passa longe de excessos e contém todos os nutrientes essenciais. É necessário incluir os componentes da pirâmide alimentar no dia a dia: carboidratos (de preferência cereais integrais), frutas, legumes, verduras e carnes, que são ricas em proteínas.

Você também deve evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcares, além dos industrializados. Mas não significa que não possa se deliciar com eles, apenas que isso deve ser feito com moderação. Lembre-se: uma dieta equilibrada também não tem restrições.

Receitas de sanduíches saudáveis

Que tal aproveitar o verão para focar na alimentação? Os sanduíches saudáveis e leves podem ser seus grandes aliados. Confira quatro receitas que vão ajudar você a manter o equilíbrio, mas sem abrir mão do sabor.

Sanduíche de atum

Ingredientes

1 pão sírio ou duas fatias de pão integral

4 folhas de alface

1 tomate cortado em rodelas

1 cebola cortada em rodelas

½ cenoura ralada

½ beterraba ralada

1 lata de atum

Cheiro verde picado a gosto

Sal e pimenta a gosto

1 colher de sopa de requeijão light

Modo de preparo

Primeiro, você precisa preparar o patê de atum. Misture o atum, sal, pimenta, requeijão e cheiro verde em uma tigela. Depois, coloque o patê sobre metade do pão sírio ou uma fatia do pão integral. Feito isso, disponha os ingredientes restantes em cima, formando camadas. Aí é só dobrar a outra metade do pão sírio ou colocar mais uma fatia do integral para fechar o sanduíche.

Sanduíche de peito de peru com ricota

Ingredientes

Duas fatias de pão integral

4 fatias de peito de peru

3 colheres de sopa de pasta de ricota

Berinjela grelhada

Modo de preparo

Esse sanduíche é muito fácil de fazer. Corte a berinjela em rodelas e grelhe os pedações antes de montar a receita. Depois disso, é só rechear as fatias de pão, primeiro incluindo a pasta de ricota e, em cima, o peito de peru e a berinjela. Bom apetite!

Sanduíche de salmão com espinafre

Ingredientes

1 fatia de pão preto ou com grãos

50g de salmão cozido

40g de espinafre cozido

2 colheres de sopa de queijo cottage

Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo

Para os amantes de peixes, essa opção vai agradar. Cozinhe o salmão e o espinafre com sal a gosto. Depois, fatie ou desfie o salmão, conforme sua preferência. Quando tiver feito isso, coloque o queijo cottage sobre a fatia de pão que você escolheu, depois o espinafre e, por fim, o salmão. Para um toque especial, acrescente um fio de azeite de oliva.

Sanduíche de ricota com frutas

Ingredientes

1 pão francês ou duas fatias de pão integral

Manteiga

Duas folhas de alface

3 morangos

1 kiwi

3 colheres de sopa de ricota light

Modo de preparo

Corte o pão francês ao meio ou utilize uma fatia do integral. Coloque um pouco de manteiga sobre a fatia. Depois, acrescente as folhas de alface. Corte as frutas em pequenos cubos e misture-as com a ricota. Aí, é só depositar essa mistura sobre a alface e cobrir o sanduíche com a outra fatia do pão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!