Nutrição

Emagreça de maneira saudável e com dieta equilibrada

Por Redação Doutíssima 24/06/2013

Iniciar uma dieta é sempre difícil. Abrir mão dos doces, salgados e bebidas que você gosta é atitude que deve ser encarada como mudança de vida. Quem investe na transformação do cardápio deve entender que os resultados são positivos e dependem de muita força de vontade. Não dá para desistir e colocar tudo a perder.

Se o peso na balança assustou e você está comprometida a começar uma nova dieta, não fique apreensiva. Emagrecer é processo lento e progressivo, que pede o auxílio de profissionais. Apenas um nutricionista é capaz de identificar as suas necessidades nutricionais e preparar um cardápio adequado para a sua rotina.

Veja 5 dicas para arrasar na dieta

Pensando na sua saúde e qualidade de vida, o Doutíssima separou sugestões de atitudes que prometem enriquecer o seu cardápio e contribuir para a perda de peso. São dicas fáceis, práticas e que trazem resultados positivos. Todas são aprovadas por nutricionistas e propiciam a melhora da imunidade, pele e cabelos.

Alimente-se bem

Todas as refeições feitas durante o dia devem ser ricas em fibras, vitaminas, carboidratos, proteínas e minerais. Alimente-se de três em três horas e não esqueça de optar por versões naturais. Os industrializados são perigosos e levam altos níveis de componentes químicos.

Invista em um pratão de salada

Você quer diminuir as porções de comida, mas está com medo de sentir fome? Mande ver em prato de folhas verdes antes do alimento principal. As fibras e vitaminas encontradas nas saladas promovem sensação de saciedade e acabam com os riscos de exagerar nos carboidratos.

Selecione apenas um

Acabe com as manias de consumir arroz, macarrão e batatas em um mesmo prato. Você deve optar por apenas uma fonte de carboidratos, de preferência integral. Essa dica vale para todas as refeições e ajuda a diminuir as calorias da dieta.

Beba muita água

Ela é responsável pelo controle da temperatura do corpo e auxilia na eliminação das substâncias que não usadas pelo organismo. Beba mais do que um litro e meio de água diariamente. Vale investir também em sucos e chás naturais. Refrigerantes e outras bebidas industrializadas não contam, viu?

Opte por temperos naturais

Alho, salsinha, cebola e outros temperos naturais podem ser utilizados no preparo dos seus pratos. O sal é prejudicial à saúde e deve ser consumido em porções mínimas – duas gramas por dia, nada mais do que isso.

Dieta

Não se esqueça de adicionar frutas à dieta. Foto: iStock, Getty Images

Carboidrato na dieta

Ele é visto como o vilão das dietas, mas não deve ser encarado dessa maneira. Esse macronutriente essencial, encontrado no arroz integral, macarrão, batata doce e mandioca, não pode ser removido da alimentação. A sua quantidade, porém, deve ser adequada para nutrir o organismo e garantir a saciedade.

Os carboidratos são responsáveis pela produção de energia, preservação e aumento da massa muscular e bom funcionamento do sistema nervoso central. A porção consumida em cada uma de suas refeições deve ser escolhida de acordo com as atividades que você exerce em seu trabalho e treinos de academia.

Quando consumido em excesso, o macronutriente pode resultar no aumento de peso. Os alimentos mais adequados para promover sensação de saciedade e nutrir o organismo são os integrais. Opte sempre por arroz, macarrão e farinhas que levam altos níveis de fibras – elas contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo e desincham o corpo.

E aí, pronto para começar a dieta? Compartilhe o artigo com os seus amigos.