Esporte

Conheça os benefícios do Judô

Por Redação Doutíssima 24/06/2013

Extraída de: Dutch Judo Federation

Para você que procura uma atividade que a mantenha saudável, mas ao mesmo tempo traga desafios de acordo com seu progresso e tenha baixo impacto, o judô pode ser uma alternativa mais do que interessante. Assim como outras artes marciais, o judô focará mais em definição de músculos do que em hipertrofismo, além de auxiliar no emagrecimento e ganho de resistência cardio-respiratória.

Por contemplar uma técnica antiga, que prega fortemente a disciplina e que é acompanhada de perto por um professor graduado, você fará uma série de movimentos de forma supervisionada até ter condições de lutar com um oponente. Dessa forma, você só executará movimentos mais difíceis quando estiver bem treinada e com segurança. Sem contar que as lutas acontecem entre pessoas de pesos compatíveis. Tudo para manter a tranquilidade e a segurança do praticante.

Em termos de equilíbrio e coordenação, o judô é excelente, pois é uma luta que começa em pé e pode terminar no chão. Por essa particularidade, você aprenderá a cair de forma segura, algo que será treinado exaustivamente. Para derrubar seu oponente, que também saberá como cair de forma segura, você precisará trabalhar muito o equilíbrio, auto-confiança e precisão do movimento. Portanto, o judô tratá ensinamentos que poderão ser levados para outros esportes e assim, reduzirá o risco de lesões não só durante os treinos, mas nas atividades fora do tatame.

Extraída de: Acessa.com

Algo interessante do judô, além da parte física e da técnica, é a filosofia. Durante a prática, se aprende que ganhar não é o mais importante. Cultiva-se também um forte respeito ao oponente, o que é demonstrado pela reverência antes e após a luta.

Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar o uso do judô para auto-defesa, que pode ser aplicada através de derrubadas, torções e chaves diversas. Isso é especialmente importante para quem vive em grandes cidades e pode livrá-la de situações de perigo.

O melhor de tudo? Cai-se bastante no tatame, mais não há como cair no tédio. Quanto mais você demonstrar que aprendeu a técnica e avançar nas faixas de graduação, mais você aprenderá novidades.

Por que não se matricular numa turma de judô? Você ganhará saúde, irá se entreter, ganhar segurança e aprenderá a se defender com baixíssimo risco de lesão! Animou?

Fonte: Ippon Judo Club