Beleza > Maquiagem

Veja como escolher o demaquilante ideal para sua pele

Por Redação Doutíssima 24/06/2013

Você já parou para pensar na importância do demaquilante para a sua pele? Ele deve ser um item indispensável para qualquer mulher, já que a maquiagem é uma paixão para muitas pessoas do sexo feminino.

 

Entretanto, o uso contínuo de pó, base, blush, rímel, sombra e tantos outros produtos no dia a dia podem deixar a derme danificada – algo que você, provavelmente, não deseja.

pele

O uso de demaquilante é importante para remover impurezas dos produtos no rosto. Foto: iStock, Getty Images

Segundo um levantamento feito pela Jonhson & Jonhson, 93% das brasileiras usam maquiagem, mas apenas 5% delas recorrem ao demaquilante na hora de remover os produtos. Diante desse quadro, especialistas da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) alertam para a importância do produto.

Em seu blog, a dermatologista Dra. Sara Bragança explica que a remoção inadequada dos resíduos de maquiagem torna a derme mais opaca, sem viço e com tendência à acne. E pior: acelera o processo de envelhecimento da derme.

Qual o melhor produto para a minha pele?

Há produtos para todos os tipos de pele. O produto pode ter composição bifásica (líquida), em creme, gel ou mesmo em forma de lenços. O importante é escolher um produto que se adapte bem a você. Conheça os mais populares:

1. Demaquilante em gel

O gel é indicado para fazer a limpeza de rostos oleosos e/ou com acne. Ele desobstrui os poros, removendo o excesso de oleosidade e impurezas.

2. Demaquilante bifásico

Sua composição é uma mescla de dois produtos: um à base de água e outro à base de óleo leve. Basta agitar. Ele é indicado para remover todo tipo de maquiagem, até à prova d’água. Pode ser aplicado em todos os tipos de derme.

 

3. Lenço demaquilante

 

Os lencinhos são muito práticos e possuem composições diferenciadas, sendo fabricados para diferentes tipos de pele. São itens bons pela praticidade (para levar em viagens, ou para momentos de correria do dia a dia), mas não servem para retirar maquiagens mais pesadas.

4. Demaquilante sem óleo

O demaquilante sem óleo é indicado para quem tem o rosto muito oleoso. Ele não retira totalmente a maquiagem à prova d’’água, que costuma ser mais aderente. Uma solução é usar o produto bifásico somente na região dos olhos.

5. Demaquilante em creme

É indicado para quem tem pele normal, seca ou sensível. Ele remove bem todo o tipo de maquiagem e ainda contém substâncias hidratantes e calmantes em sua fórmula.

Dúvida sobre o tipo de pele? Vá ao dermatologista

A recomendação para quem ainda não encontrou o demaquilante ideal é consultar o dermatologista. Esse profissional é o mais preparado para indicar o produto certo, de acordo com o tipo de pele.

É importante ressaltar, também, que os produtos devem ser aplicados tanto na face quanto na região das pálpebras. Para fazer isso, o ideal é usar um algodão macio e passá-lo gentilmente sobre sobre o rosto sem esfregar.

 

Lembre-se: o processo de limpeza não termina com o uso do demaquilante. Após utilizar o produto, o ideal é lavar o rosto com um sabonete neutro e, em seguida, aplicar um hidratante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!